Memorial do Imigrante passará por processo de restauro

Acervos do local serão temporariamente transferidos para outras instalações

sex, 07/01/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Museu vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, o Memorial do Imigrante está em processo de restauro das edificações até o segundo semestre de 2011. O restauro do Memorial do Imigrante faz parte das ações da Secretaria para a requalificação do patrimônio museológico do Estado, garantindo a preservação correta de edifícios e acervos, e sua pesquisa e divulgação qualificada.

Para garantir a segurança do acervo e funcionários, a continuidade dos serviços públicos prestados e a agilidade da restauração, os acervos museológico, bibliográfico e arquivístico serão transferidos temporariamente para outras instalações nas próximas semanas. O acervo documental arquivístico ficará sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo, que dará continuidade às ações de higienização, reprodução e documentação, bem como a prestação dos serviços cartoriais ao público (emissão de certidões e atestados).

Como a mudança do acervo requer um minucioso trabalho de deslocamento e reorganização, os serviços ao público estão suspensos entre 22 de dezembro de 2010 e 10 de janeiro de 2011. Após esta data os serviços voltarão à normalidade e poderão ser providenciados diretamente pelo Arquivo do Estado de São Paulo até a reabertura do museu.

Ao término das obras, o Memorial do Imigrante será reaberto ao público, com as instalações completamente remodeladas e o retorno de todo acervo museológico, bibliográfico e arquivístico, além de uma nova exposição.
Todos os serviços prestados pelo Memorial terão continuidade, porém em melhores condições de atendimento ao público, com mais segurança e atratividade.

Projeto
Além da obra de restauro, está em curso a criação de um novo projeto museológico, moderno e interativo. Os projetos, definidos pela Secretaria da Cultura, serão realizados em parceria com a organização social de cultura que celebrar contrato com a Secretaria após a seleção pública realizada recentemente.

Esse processo de seleção faz parte do modelo adotado pelo Governo de São Paulo para a gestão de programas e equipamentos culturais, em parceria com organizações não governamentais da área de cultura qualificadas como organizações sociais. O processo público de seleção a cada término de contrato é um dos vários instrumentos de avaliação e democratização desse modelo de gestão, permitindo a reflexão sobre as ações desenvolvidas no período contratado e a definição das perspectivas para o próximo período.

No caso do Memorial do Imigrante, como o equipamento cultural estará em obras durante a maior parte do ano de 2011, a Secretaria da Cultura celebrará um contrato de gestão temporário para finalizar as providências para a nova exposição de longa duração.

Da Secretaria da Cultura