Memorial do Imigrante lembra história da formação de SP

A XIII Festa do Imigrante será realizada entre os dias 8 e 15 deste mês na capital

seg, 02/06/2008 - 18h40 | Do Portal do Governo

As principais manifestações da cultura de povos que imigraram para o Brasil a partir do final do século XIX serão apresentadas na XIII Festa do Imigrante, que o Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria Estadual da Cultura, realiza entre os dias 8 e 15 deste mês. São mais de 30 nacionalidades participantes que irão mostrar o melhor de sua gastronomia, artesanato e folclore.

A festa contará com apresentações de danças típicas de países como Lituânia, Alemanha, Japão e Portugal. Além disso, em diversas barracas montadas ao longo do pátio do Memorial, serão oferecidas iguarias deliciosas, como o strudel doce ou salgado, da Hungria; o sambusa (pastel folhado a quatro queijos) e quiche de alho poró, de Israel; a Chopska salada (porção) e Bamitza (torta salgada), da Bulgária; o Eissbein alemão (joelho de porco), servido com molho páprica, e a cuca salgada de ricota e salame; e também a Carapulcra (batata desidratada temperada com frango), prato muito apreciado no Peru.

Para quem preferir levar para casa uma lembrança da terra de origem, haverá uma Feira de Artesanato, com artigos produzidos pelas próprias comunidades de imigrantes.O objetivo do evento, segundo seus organizadores, é resgatar a história dos 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes, já que possibilita ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que ajudaram a compor o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado paulista.

Sobre o Memorial do Imigrante

O Memorial do Imigrante possui amplo e variado acervo de documentos, objetos, fotografias e depoimentos em vídeo de vários grupos de estrangeiros que imigraram para o Brasil, passando por São Paulo. Esses materiais estão à disposição para estudos na biblioteca e no centro de pesquisas da instituição. Além disso, a instituição conta com mostras, como é o caso das exposições “O Papel do Estado na imigração japonesa – Primeiros Imigrantes” e a “Hospedaria de Imigrantes do Brás” que estarão à disposição do público nos dias da festa também.

SERVIÇO

XIII Festa do Imigrante

Data: dias 08 e 15 de junho de 2008, das 10h às 17h

Memorial do Imigrante

Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – SP (Próximo ao metrô Bresser)

Tel.: (11) 2692-1866 – www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada. Grátis para maiores de 60 anos e menores de 7.

 

Da Secretaria da Cultura

(I.P.)