Memorial do Imigrante expõe fotos de artista tcheco

Mostra tem 22 painéis que reproduzem imagens feitas por Enrique Stanko Vráz durante viagem à América Latina

qua, 07/04/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria da Cultura de São Paulo em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, apresenta a partir desta quinta-feira, 8, a mostra fotográfica Viajante Tcheco: Enrique Stanko Vráz na América do Sul. A exposição é composta por 22 painéis que reproduzem as imagens captadas pelo fotógrafo, escritor e colecionador, Enrique Stanko Vráz em diversos países da América Latina no início do século XX.

Filho de diplomata, Vráz percorreu durante o outono de 1903 a abril de 1904, as principais cidades da América Central e do Sul. Nas viagens pelo mundo, além de fotografar os costumes de diferentes populações, ele coletou e estudou formações geológicas e registrou suas impressões e experiências em diários.

O aventureiro veio à América do sul com a intenção de realizar pesquisas nas correntes fluviais. No Brasil conheceu diversos estados entre eles, Manaus e Rio de Janeiro. Durante o tempo que passou na Amazônia aprendeu com os indígenas a arte de extrair seiva das seringueiras e percorreu de barco os rios Amazonas e Orinoco.

Vráz é considerado um ícone da cultura tcheca no século XX.  Ele conquista espaço na mémoria  dos cidadãos tchecos desde 1980, quando seus livros começaram a ser publicados. Leitores de todas as idades se interessam por suas longas viagens e grandes aventuras ao redor do mundo.

Sobre o Memorial

O Memorial do Imigrante, membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da Unesco e IOM (International Organization for Migration), é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos.

O Memorial está sediado no local em que a história por ele preservada também foi construída: a Hospedaria de Imigrantes. Localizada entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca em um complexo de prédios que eram destinados a abrigar os recém-chegados de diversos países nos seus primeiros dias em São Paulo.

Serviço
Viajante Tcheco: Enrique Stanko Vráz na América do Sul
Abertura: 8 de abril às 11 horas
Ficará em cartaz até 2 de maio
Local: Memorial do Imigrante
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser
Telefone: (11) 2692-1866
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10 às 17 horas (inclusive feriados)
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes
Entrada gratuita para menores de sete nos e adultos com mais de 60 anos
Observação: No último sábado do mês, a entrada é gratuita para todos visitantes

Da Secretaria da Cultura