Memorial do Imigrante exibe filmes sobre imigração italiana

Organizadores selecionaram três produções que retratam a vida dos italianos fora de sua terra natal

ter, 06/03/2007 - 14h40 | Do Portal do Governo

A história da imigração italiana no período entre as duas grandes guerras será o tema de atividades no Memorial do Imigrante até o dia 23. Além de exposição de livros e documentação sobre a imigração dos oriundi, como os italianos eram chamados nos primeiros tempos de Brasil, haverá também a exibição de três filmes que retratam a saga desse povo fora de sua terra natal.

As sessões serão aos sábados, às 15 horas. A iniciativa é resultado da parceria entre o Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Biblioteca do Instituto Italiano di Cultura di San Paolo e o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e Memorial do Imigrante.

Programação dos filmes:

• Dia 3 – Sacco e Vanzetti (Itália, 1971). Dirigido por Giuliano Montaldo, com Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciolla. Reconstitui a história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) em Boston (Estados Unidos), no início dos anos 1920. Os dois foram detidos pela polícia, acusados de terem assassinado um contador e um guarda. Levados a júri em 1921, tiveram julgamento político, pois, além de estrangeiros, eram anarquistas. Não foram absolvidos nem mesmo quando, cinco anos depois, outro homem admitiu a autoria dos crimes. Acabaram condenados à pena capital e executados na cadeira elétrica em 23 de agosto de 1927.

• Dia 10 – O Quatrilho (Brasil, 1995). Dirigido por Fábio Barreto, com Alexandre Paternost, Bruno Campos, Glória Pires e Patrícia Pillar. Baseado em obra de mesmo nome de José Clemente Pozenato, narra a história de dois casais muito amigos que se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa, numa comunidade rural composta por imigrantes italianos, no Rio Grande do Sul, em 1910. Com a convivência, a esposa (Patrícia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interessa pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Ambos decidem fugir e recomeçar a vida, deixando para trás seus parceiros.

• Dia 17 – Oriundi (Brasil, 1999). Dirigido por Ricardo Bravo, com Antony Quinn, Letícia Spiller, Paulo Autran e Paulo Betti. Filmado em Curitiba, retrata a vida dos imigrantes italianos nos primeiros tempos de Brasil. Na festa em que comemora 93 anos, Giuseppe Padovani (Antony Quinn) não tem motivos para comemorar. A saúde está frágil, a família se desintegra e a fábrica de massas, que fundou há mais de 60 anos, está nas mãos de seu neto, um gourmet que entende muito de comida e pouco de administração. Durante a festa, ele é apresentado à jovem Sofia (Letícia Spiller), uma parenta misteriosa que vem da Itália para morar com a família. Giuseppe fica impressionado com a semelhança entre ela e sua esposa, morta num acidente aéreo. Sofia o ajudará a recuperar a vontade de viver.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Memorial do Imigrante – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, capital (ao lado da Estação Bresser do metrô). Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Tel.: (11) 6692-1866. Ingresso: R$ 4.