Memorial da Resistência discute o tema “tortura” no ‘Sábado Resistente’

Com entrada gratuita, evento terá projeção de vídeo, mesa redonda e debate

sex, 04/03/2016 - 10h02 | Do Portal do Governo

“50 anos depois – O caso das mãos amarradas” é tema do ‘Sábado Resistente’ (5 de março) no Memorial da Resistência, projeto em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. Às 14h, haverá projeção de vídeo, mesa redonda e debate com o público sobre tortura com entrada gratuita.

Para relembrar o caso emblemático e revelador do modus-operandi que caracterizaria a violência a partir de 1964, o evento discutirá com especialistas e sobreviventes o seu alcance, suas repercussões e os ensinamentos que podem ser extraídos para entender melhor a realidade atual do país.

Sobre o caso “50 anos depois – O caso das mãos amarradas”
Em agosto de 1966, o corpo de Sargento Manoel Raimundo Soares foi encontrado por um pescador no Rio Jacuí nas proximidades de Porto Alegre, com as mãos atadas às costas. O caso ficou conhecido como “Caso das mãos amarradas” e tornou-se foco, depois de muitos debates, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Os resultados dessa CPI evidenciaram pela primeira vez, de forma oficial, que a prática de torturas contra opositores políticos do regime havia se tornado uma rotina.

SERVIÇO
Sábado Resistente – “50 anos depois – O caso das mãos amarradas”
5 de março, às 14h
Memorial da Resistência de São Paulo – Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo
Entrada Gratuita
(011) 3335-4990
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Do Portal do Governo do Estado