Memorial da Resistência completa um ano

Para comemorar o primeiro aniversário da instituição serão lançados livro e vídeo

sex, 22/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Para celebrar o primeiro ano do Memorial da Resistência de São Paulo, a Secretaria da Cultura e a Pinacoteca do Estado de São Paulo lançam neste sábado, 23, um livro e um vídeo sobre a instituição. Inaugurado em janeiro de 2009, o espaço é dedicado à preservação das memórias da resistência e repressão políticas do Brasil republicano, e está instalado na Estação Pinacoteca – edifício ocupado, de 1940 a 1983, pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – DEOPS/SP.

A publicação Memorial da Resistência de São Paulo, com 272 páginas, é ricamente ilustrada, e apresenta todos os passos da implantação do projeto museológico. O livro está dividido em quatro partes. A primeira traz palavras dos responsáveis pela institucionalização do Memorial, entre eles o governador José Serra; o secretário da Cultura João Sayad; e o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey. A segunda apresenta a trajetória que precedeu a implantação do Memorial. Depois, os textos explicam os passos interdisciplinares e multiprofissionais que nortearam a criação da instituição. Por último, o livro trata da construção da memória política por meio do Memorial da Resistência.

Entre os autores dos textos, estão Kátia Felipini Neves, Maria Luíza Tucci Carneiro, Ivan Seixas e Maurice Politi. A coordenação editorial é de Marcelo Mattos Araujo e Maria Cristina Oliveira Bruno. Já os ensaios fotográficos levam as assinaturas de Pablo Di Giulio e Nair Benedicto.

Além do livro, o Memorial lança também um vídeo institucional, que apresenta o espaço e as atividades que têm sido realizadas dentro do seu programa museológico. A partir de 23 de janeiro, tanto o vídeo (R$ 5) quanto o livro (R$ 35) podem ser adquiridos na loja da Estação Pinacoteca.

Vale lembrar que, até maio de 2010, segue em cartaz a exposição Marighella, que lembra os 40 anos da morte do guerrilheiro comunista. Por meio de fotos, textos e vídeos, é possível conhecer mais sobre a vida de um dos ícones do combate à ditadura no Brasil.

Memorial da Resistência de São Paulo – Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 – Luz
Fone: 3324-0943/0944
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 horas às 17h30
www.pinacoteca.org.br
Acesso a portadores de deficiência
Estacionamento pago
Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura