Memorial da Resistência abriga mostra “A Luta pela Anistia”

Na capital até 18 de outubro, evento é organizado pelo Arquivo Público e pela Pinacoteca

sex, 14/08/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Memorial da Resistência abriga até o dia 18 de outubro a mostra “A luta pela Anistia – 1964”. Organizada pelo Arquivo Público e pela Pinacoteca, a exposição relembra os acontecimentos que desencadearam na assinatura da Lei da Anistia, marco da redemocratização do País e que completa 30 anos em 2009.

São três módulos temáticos: Antecedentes (que mostra a dimensão política do golpe de 1964 e retrata o uso frequente da violência pelos golpistas), Preâmbulos da Anistia (que apresenta os movimentos pró-anistia criados em todo o Brasil) e A Lei da Anistia (que irá tratar a aprovação da lei e sua repercussão no País).

Entre os materiais expostos há fotografias, cartazes, depoimentos, jornais e materiais de propagandas da época. A exposição também irá homenagear pessoas que se destacaram naquele processo: Perseu Abramo, Teotônio Vilela, Madre Cristina, Mércia Albuquerque, Helena Grecco, Iramaya Benjamin, Maria Augusta Capistrano, Ruth Escobar e Therezinha Zerbini.

As origens da luta pela anistia remontam ao início da própria ditadura militar. Naquela época, os movimentos de resistência à então configuração política eram duramente reprimidos pelo regime, o que desencadeou na aparição de diversos movimentos de defesa dos perseguidos políticos, que iriam se desdobrar nos movimentos pela anistia.

A exposição destaca as campanhas iniciadas no período de 1973 e 1974, entre as quais está o Movimento Feminino pela Anistia. Outros fatos marcantes foram as ações das Comunidades Eclesiais de Base, das Comissões de Justiça e Paz e de parlamentares e grupos clandestinos nacionais ou locais. Em 1976, os movimentos pela anistia se espalharam pelo País.

Em julho de 1978 foi realizado o Encontro Nacional dos Movimentos pela Anistia, em Salvador. Ali foi criado o Comitê Brasileiro pela Anistia. Em novembro, aconteceu o Congresso pela Anistia, em São Paulo. Todas essas manifestações foram marcadas pela intensa mobilização popular, que culminou na assinatura, em 28 de agosto de 1979, da lei da Anistia.

Anistia também é tema de livro

A luta pela Anistia também será tema de uma coletânea de artigos de representantes do poder público, militantes políticos, ativistas e pesquisadores envolvidos neste debate. O livro A Luta pela Anistia – 30 anos é uma parceria entre o Arquivo Público, a Imprensa Oficial e a Editora UNESP e será lançado em outubro.

Serviço

Exposição A Luta pela Anistia – 1964
Local: Memorial da Resistência
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz
Quando: até 18 de outubro de 2009
Entrada gratuita de terça a domingo, das 10 horas às 17h30
Informações pelo telefone (11) 3337-0185 ramal 27

Do Arquivo Público