Memorial da Inclusão passa a abrir todos os sábados

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, sem sair de casa, por meio de uma plataforma 3D inclusiva

sex, 01/09/2017 - 11h34 | Do Portal do Governo

A partir de agora, o Memorial da Inclusão pode ser visitado em todos os sábados do mês, das 13h às 17h, facilitando o acesso para quem não pode comparecer durante a semana. O espaço busca fomentar a conscientização da sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência e seu empoderamento.

Lá, os visitantes têm a oportunidade de descobrir mais sobre o Movimento Social da Pessoa com Deficiência, Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência e também ter uma experiência sensorial na Sala dos Sentidos – um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, com a proposta de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

O Memorial também conta com um espaço para exposições temporárias, onde o expositor sugere, organiza, cria e executa uma exposição que dialogue com a abordagem da permanente. Neste momento, a exposição que integra o espaço é a “Museu do Ipiranga para Todos”.

A mostra traz, até 30 de setembro, sete módulos que apresentam a arquitetura do prédio, as ações educativas desenvolvidas pela instituição e os materiais acessíveis. A ideia é refletir sobre o morar paulistano e a reabertura do museu, prevista para 2022.

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, sem sair de casa. Disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), o site www.memorialdainclusao.sp.gov.br permite que pessoas com e sem deficiência conheçam o acervo do Memorial da Inclusão por uma plataforma 3D, em que os visitantes se sintam dentro do Memorial, com acesso a textos e áudios.

A entrada é gratuita e as visitas de grupos devem ser agendadas, para acompanhamento monitorado.