Memorial da Inclusão é reaberto e lança campanha para ampliar acervo

Museu resgata personagens, conquistas da luta pelos direitos da pessoa com deficiência e pede doações de fotos, documentos e livros que contem essa história

qua, 23/06/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

Fechado desde o dia 16 de maio para manutenção e reforma, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência foi reaberto pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com novo visual, e lança agora campanha para ampliar o seu acervo, além de preparar versão virtual.

A campanha pede a doação de qualquer documento que possa simbolizar a evolução dos direitos da pessoa com deficiência. “Estamos atrás de fotos, documentos e livros que contem essa história. Quem esteve presente em reuniões sobre o tema na década de 1980, por exemplo, e fotografou ou guardou a convocação, poderia colaborar com o acervo, fazendo a doação do material. Depoimentos em vídeo, manuscritos, livros, enfim, pode doar tudo que ajude a traçar o mapa completo desta causa, que ganha cada vez mais adeptos”, pede a curadora do memorial, Elza Ambrósio.

Em breve, o local terá também site em 3D com versões em inglês, espanhol e português. Todos os documentos do museu estarão disponíveis para pesquisas, com as informações e as histórias da luta da pessoa com deficiência.

Sentidos

Um dos destaques do memorial é a Sala Preparatória dos Sentidos. Trata-se de um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. Outra novidade é a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile. A exposição é composta por 11 ambientes, que abordam cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física.

Outros locais mostram a unificação das lutas, conquistas e direitos adquiridos da pessoa com deficiência em geral. O Memorial da Inclusão é o maior e o mais completo da América Latina. Quem quiser fazer doações para o acervo deve entrar em contato com a curadoria do museu, pelo telefone (11) 5212-3727.

Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – SP
De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência