Em exposição inédita, Memorial recria Castelo Rá-Tim-Bum

Para comemorar o aniversário de 23 anos, equipamento traz de volta a magia do programa infantil de TV que emociona diferentes gerações

qua, 22/03/2017 - 18h01 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina vai inaugurar no dia 31 de março a exposição “Rá-Tim-Bum, o Castelo”. A megaprodução contará com um castelo idêntico ao da série, onde o público terá a chance de entrar, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.

O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, desde o lado externo – porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento – até a cenografia dos ambientes interiores, proporcionando uma verdadeira experiência.

A exposição ficará aberta ao público das 9h às 22h, de terça-feira a domingo. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria especial do Espaço Gabo (portões 8 e 9) ou pelo site da exposição, com direito de escolha do dia e horário da visita.

O projeto tem como parceiros a TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, que produziu e exibiu uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, e a Caselúdico, empresa referência na montagem de grandes exposições e responsável por toda a cenografia.

História
Considerado um dos grandes sucessos da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997. Com 90 episódios, a série é considerada um marco na programação infantil da televisão brasileira.

Ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1994 e virou filme em 1999. A arquitetura da maquete do Castelo foi inspirada no estilo modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que projetou a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona, na Espanha.