Memorial da América Latina sedia mutirão de conciliação

Objetivo é agilizar processos em tramitação nos tribunais Federal, do Trabalho e Estadual

seg, 07/12/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, e o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, abrem nesta segunda-feira, 7, a Semana Nacional de Conciliação. O evento, que será realizado no Memorial da América Latina, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça para agilizar o andamento dos processos que correm nos tribunais Federal, do Trabalho e Estadual. Para isso, até sexta-feira, 11, a praça cívica do Memorial será transformada em um grande tribunal. São esperadas cerca de 12.500 pessoas.

O objetivo dessa ação é promover a conciliação entre as partes em litígio. A expectativa é que se chegue a 45% de acordos. Com as pendências resolvidas é possível aliviar e dar mais agilidade à Justiça brasileira. Os envolvidos já foram convocados por correspondência. A mesma ação acontecerá em todo o Brasil concomitantemente.

Na capital de São Paulo, a maior parte das ações em questão na Semana são do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que julgam questões trabalhistas, e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), com questões do direito da família e de consumidores contra empresas. Já o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) concentra ações contra órgãos federais, como INSS e correção do FGTS.

Do Memorial da América Latina