Memorial da América Latina prorroga exposição de Portinari até 20 de maio

Os paineis de 14 x 10 m doados à sede da ONU estão expostos no Brasil pela primeira vez

dom, 06/05/2012 - 15h40 | Do Portal do Governo

A exposição Guerra e Paz, de Cândido Portinari (1903-1962), foi prorrogada e pode ser vista gratuitamente pelo público no Memorial da América Latina até o dia 20 de maio.

Pela primeira vez, é exposta no país uma das mais importantes e monumentais obras do artista natural de Brodowski-SP: Guerra e Paz. Os dois murais foram produzidos entre 1952 e 1956, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, encomendados pelo Governo brasileiro como doação à sede da ONU, em Nova York, sendo vistos, por questão de segurança, somente por pessoas que tenham acesso ao local. 

Enquanto as instalações da ONU passam por reformas até 2013, as obras foram trazidas para o Brasil, por iniciativa do Projeto Portinari, no Rio de Janeiro, em 2010, onde passaram por restauração. Com cores intensas pintadas sobre placas de madeira com 2,2m de altura por 5m de comprimento cada um, os quadros estão dispostos lado a lado, num diálogo de repúdio à violência, e a esperança em busca da paz. 

A mostra inclui os estudos do pintor para essa obra, que em separado, também se transformam em pequenas obras. Há uma interface digital, com projeções e vídeos usando tecnologia de ponta e, além disso, uma linha do tempo foi traçada, usando imagens em movimento, com a trajetória inteira do pintor, desde sua infância em Brodowski.

Do Portal do Governo do Estado