Memorial da América Latina promoverá encontro nacional de capoeira

Inscrições podem ser realizadas até 5 de novembro, pela internet; evento reunirá todas as correntes da modalidade do Brasil

dom, 13/10/2019 - 10h11 | Do Portal do Governo

No dia 20 de novembro, o Memorial da América Latina celebrará o Dia da Consciência Negra com um grande encontro nacional de capoeira, denominado “Um Gesto de Liberdade”. O evento reunirá, na capital, todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição, shows e feira gastronômica.

Na Praça Cívica, serão realizadas grandes rodas da modalidade, de todos os estilos: Regional, Angola e Contemporânea. Os interessados em participar devem se inscrever previamente por meio de um formulário, até o dia 5 de novembro.

O cadastro está aberto a todos os grupos de capoeira do Brasil. A programação completa da iniciativa será divulgada em breve, de acordo com os organizadores.

Expressão cultural

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, ainda sob regime escravista. Misturando, em uma espécie de ritual, movimentos de artes marciais, dança e música, a modalidade se desenvolveu como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa entre os africanos escravizados.

Atualmente, trata-se de um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. Pela importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008.

Em 2014, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unesco) reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.