Memorial da América Latina promove exposição do pintor espanhol José Sanleón

Mostra de pinturas, gravuras e esculturas do pintor espanhol acontece na Galeria Marta Traba, com entrada gratuita

qua, 19/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Considerado um dos expoentes da renovação estética na pintura espanhola, José Sanleón vem ao Brasil pela primeira vez e traz uma coletânea de 33 obras do seu acervo para a Exposição Al-Boeira – que será realizada de 25 de maio a 20 de junho na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. O evento é realizado em parceria com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM).

A mostra, com temáticas que fazem a aproximação estética e sentimental e, ao mesmo tempo, a releitura da paisagem atual do lago de Albufera, esteve recentemente em Nova York e Lisboa, onde a obra de Sanleón foi destacada no catálogo do curador e crítico de arte Fernando Castro ao lado dos perfis de artistas consagrados como Lyle Rexer, Donald Kuspit e Consuelo Ciscar – esta, espanhola que será a curadora da mostra na Galeria Marta Traba.

Professor na Faculdade de Belas Artes de Valencia, onde nasceu em 1953, Sanleón fez parte da geração de artistas que lideraram a renovação do panorama estético espanhol nos anos 80. Da abstração lírica, evolui para a pintura conceitual e, em seguida, desenvolver suas habilidades em escultura e em técnicas de serigrafia, ampliando essa estética à colagem.

Sua obra logo seria reconhecida como diferenciada pelo Instituto Valenciano de Arte Moderna, que nos anos 93/94 dedicou a Sanleón uma exposição com obras do artista inspiradas na paisagem urbana de cidades como Nova York e Roma.

A mostra do pintor José Sanleón é a primeira exposição da Galeria Marta Traba em 2010 e inaugura  uma série que inclui mostras com temas em homenagem às comemorações do bicentenário de vários países da América Latina.

Serviço

Exposição  JoséSanleón – Al Boeira
De 25 de maio a 20 de junho
Galeria Marta Traba
Entrada gratuita – de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Classificação Livre
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade 664 – portão 6

Do Memorial da América Latina