Memorial da América Latina organiza mostra com a Arte Lusófona Contemporânea

A partir de maio, evento reunirá artistas para difundir a cultura dos países que falam português

qui, 28/04/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina organiza mostra da arte contemporânea praticada nos países que falam português ao redor do mundo, a partir do mês de maio. É uma oportunidade de divulgar aos “hispano hablantes” latino-americanos a produção cultural de povos com os quais temos grande identidade. Não esqueçamos que o Brasil é a única nação de expressão portuguesa do subcontinente latino-americano.

O Memorial se caracteriza justamente por mostrar a cultura latino-americana e exercitar um diálogo entre sua vertente de língua portuguesa e a espanhola. No entanto,  os países ibero-americanos pouco sabem da diversificada expressão cultural dos outros países lusófonos, como Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, além de Portugal. Territórios também colonizados por portugueses, como  Macau, na China, e Goa, na Índia, têm artistas que abraçam a lusofonia. A mostra Arte Lusófona Contemporânea tem por objetivo, portanto, trazer ao Memorial, ao Brasil e à América Latina o que de mais novo e importante se tem produzido por artistas dos países lusófonos e assim difundir a cultura atual dos países que falam português.

Estão sendo selecionados cinco artistas do Brasil, cinco de Portugal e de dois a três artistas dos demais países. Durante a mostra, haverá um intercâmbio de experiências entre os artistas convidados e o público, com palestras, workshops e debates. A Fundação Memorial trará pelo menos um artista de cada país.

ara efetivar a mostra, o Memorial está estabelecendo contatos e parcerias com instituições e galerias internacionais, como Galeria Soso (Luanda /São Paulo), Galeria 111 (Porto/Lisboa), Galeria Baginski (Lisboa), Galeria Cristina Guerra (Lisboa), Galeria Appleton Square (Lisboa), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Instituto Camões (Lisboa), Museu Coleção Berardo (Lisboa), Museu do Chaido – Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa), Fine Arts School Arte Moris (Timor Leste) e Instituto Valenciano de Arte Moderno (Valência).

Serviço
Arte Lusófona Contemporânea
Data:
12 de maio a 12 de junho
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Fundação Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Entrada Franca

Do Memorial da América Latina