Memorial da América Latina mostra cinema argentino atual

Parte da nova produção cinematográfica argentina será exibida no Memorial gratuitamente entre os dias 31 de maio e 3 de junho

qui, 24/05/2007 - 9h05 | Do Portal do Governo

Parte da novíssima produção cinematográfica argentina será exibida no Memorial gratuitamente entre os dias 31 de maio e 3 de junho. Serão cinco filmes realizados em 2006, como Whisky Romeo Zulu, do premiado diretor argentino Enrique Piñeyro; e dois documentários dos anos 90 sobre dois dos maiores escritores argentinos de todos os tempos: Jorge Luiz Borges Julio Cortasar.

A III Mostra de Cinema Argentino é uma parceria do Memorial e da Libreria Española e Iberoamericana e faz parte das comemorações da data nacional argentina (25 de maio). O novo cinema argentino tem obtido reconhecimento internacional e recebido vários prêmios. Mas ainda os filmes raramente são distribuídos em São Paulo. O que faz da pequena mostra do Memorial uma rara oportunidade.

Os filmes serão exibidos em cinema digital. Em paralelo, a videoteca do Memorial traz, durante todo o mês de junho, uma retrospectiva de filmes argentinos mais antigos que servem como complemento à mostra. Com ela, fica evidente que, muito antes da atual “buena onda” de seu cinema, a Argentina já produzia bons filmes, vários deles tratando da sua própria história. A mostra A Argentina pelos argentinos é constituída de filmes desde os anos 40 e será exibida em vídeo diariamente na biblioteca.

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina