Memorial da América Latina homenageia Grande Otelo

Mostra celebra o centenário do artista; estão expostos livros e filmes do ator

dom, 15/11/2015 - 12h15 | Do Portal do Governo

Este ano, comemora-se o centenário do ator Grande Otelo. Para celebrar, a biblioteca do Memorial da América Latina presta uma singela homenagem ao artista com exposição de fotos, livros e filmes de seu acervo.

Serão 20 dias de mostra, entre os dias 10 e 30 de novembro. Dentre os livros expostos, está “Este mundo é um pandeiro: A chanchada de Getúlio a J.K”, de Sérgio Augusto, que apresenta as aventuras cinematográficas dos anos 1940 e 50 no qual Grande Otelo teve importante papel com o parceiro Oscarito.

Nas cabines individuais de audiovisual da biblioteca podem ser vistos os filmes “Metido a Bacana” (1957) de J.B. Tanko, primeira chanchada estrelada pela dupla Ankito e Grande Otelo, “Rio Zona Norte” (1957) de Nelson Pereira dos Santos e a adaptação homônima da obra de Mario de Andrade, “Macunaíma” (1969), com direção de Joaquim Pedro de Andrade.

Vida e obra
A obra de Grande Otelo (1915-1993), nome artístico de Sebastião Bernardes de Souza Prata, conta com 125 títulos na TV e no Cinema. É reconhecido por fazer parte do início da teledramaturgia brasileira.

Além disso, integrou o movimento brasileiro inspirado na nouvelle vague e liderado por Glauber Rocha, o Cinema Novo. Em sua trajetória, ainda deixou sua marca no teatro de revista, onde começou, e um trabalho significativo como compositor.

Serviço
Homenagem O Pequeno Grande Otelo
Até 30 de novembro
De segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 15h
Biblioteca Latino-Americana – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo
Grátis

Do Portal do Governo do Estado