Memorial da América Latina expõe A Dor dos Colombianos

Trabalhos de Fernando Botero ficam em cartaz até o dia 26 de abril

qui, 22/03/2007 - 13h11 | Do Portal do Governo

A Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, apresenta a partir desta sexta-feira (23) a exposição A Dor dos Colombianos, com 67 trabalhos de Fernando Botero. São pinturas de alto impacto dramático do artista plástico colombiano que testemunham a violência presente em seu país. A mostra, que fica em cartaz até o dia 26 de abril, tem patrocínio da Nossa Caixa e integra a programação de aniversário de 18 anos do Memorial, comemorados neste mês. Será a primeira grande exposição internacional do Memorial em 2007. Os trabalhos apresentados são desenhos e pinturas a óleo produzidos entre 1999 e 2004, selecionados e doados pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá.

Fernando Botero é conhecido pelas formas redondas com que retrata suas figuras. De natureza humorística à primeira vista, suas pinturas fazem também comentários sociopolíticos. Ele é o artista latino-americano de maior reconhecimento internacional da atualidade e, com o apoio do governo colombiano, essa exposição percorreu cidades européias e capitais latino-americanas, como Quito e Buenos Aires.

Obrigação moral

O mestre colombiano costuma manifestar-se de forma contrária ao uso da arte como “arma de combate”, mas quando doou as obras declarou que sentia uma obrigação moral de deixar um registro sobre o momento vivido por seu país nas décadas de 80 e 90. São retratados episódios como os atentados à bomba e a comoção social entre a população.

Radicado na Itália, Botero nasceu em Medellín, em 1932. Nos anos 50 estudou em Madri, onde acrescentou os mestres espanhóis a seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera. Sua primeira mostra foi em 1951, em Bogotá, mas sua formação para valer teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco (Florença) para estudar técnicas de afresco. Lá, assimilou algo da arte renascentista.

SERVIÇO

Memorial da América Latina – www.memorial.sp.gov.br

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 6

Telefone (11) 3823-4600

Visitas: das 9 às 18 horas, de terça-feira a domingo

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

 

(AM)