Memorial da América Latina convida escritor Jonas Ribeiro para encontro com leitores

Iniciativa faz parte do Projeto Sementeira que tem a proposta de capacitar professores para estimular o hábito de leitura entre os alunos

seg, 18/06/2007 - 12h45 | Do Portal do Governo

Jonas Ribeiro é o escritor convidado do Projeto Sementeira, no dia 23 de junho. Parceria entre o Memorial e a universidade Uninove, o Projeto tem o objetivo de capacitar professores de ensino fundamental para fomentar o hábito de leitura entre os alunos. Para isso, são organizados encontros entre estudantes e professores com autores de literatura infanto-juvenil.

“O perfume do mar”, da editora Salesiana, é o livro de Jonas Ribeiro que os alunos de duas escolas públicas, orientados por seus professores, leram. Agora eles terão a oportunidade de discutir com o próprio autor da obra.

O projeto Sementeira busca, fundamentalmente, a formação contínua de professores que atuam na área das linguagens para que esses possam repassar aos seus alunos. Durante o bimestre, profissionais da Uninove trabalham um autor com professores de escolas previamente selecionadas. Esses, por sua vez, estudam com seus alunos um livro desse mesmo escritor.

Orientados, os professores das escolas públicas desenvolvem em sala de aula atividades que estimulam o gosto pelo texto literário, a partir da compreensão de sua estrutura e de sua linguagem. São abordados principalmente aspectos introdutórios de teoria literária e lingüística, que favorecem a compreensão da linguagem literária; e elaboradas atividades pedagógicas baseadas na obra do autor escolhida.

O projeto culmina com o encontro, no final do segundo mês, do escritor estudado com os alunos e os professores das escolas envolvidas, além dos profissionais do Memorial e da Uninove. O evento se dá na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, do Memorial.

Serviço:

Projeto Sementeira: Jonas Ribeiro

Dia 23 de junho, sábado, 11 horas

Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

(acesso pelos portões 5 e 6 do Memorial da América Latina).

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da Estação Barra Funda do Metrô

Entrada franca 

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

(J.H.)