Memorial da America Latina comemora 100 anos de nascimento de Frida Kahlo, com exposição

A exposição Só Fridas foi concebida para homenagear o centenário de nascimento da artista Frida Kahlo (1907-1954) neste ano de 2007. Todos os trabalhos expostos foram idealizados e confeccionados pelos […]

dom, 16/12/2007 - 17h05 | Do Portal do Governo

A exposição Só Fridas foi concebida para homenagear o centenário de nascimento da artista Frida Kahlo (1907-1954) neste ano de 2007. Todos os trabalhos expostos foram idealizados e confeccionados pelos alunos e professores da Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos e CEU Alvarenga, evolvendo as disciplinas de artes, português, história e língua inglesa. Os alunos participantes cursam o ensino médio e a suplência. A exposição ficará em cartaz no Pavilhão da Criatividade de 15 de dezembro a 10 de fevereiro.

São pinturas, colagens e releituras de várias obras que permitem mostrar os diversos aspectos da vida da pintora, dos problemas de saúde que enfrentou desde que sofreu um acidente de carro, em 1925, quando tinha 18 anos, até as outras complicações decorrentes.

A idéia do projeto surgiu em 2006, quando o CEU Alvarenga promoveu o Sarau Latino-americano que obteve grande sucesso de público. Na ocasião, os alunos da escola Lauro fizeram uma grande pesquisa no Memorial da América Latina de onde conseguiram extrair materiais significantes para a elaboração das obras. A pesquisa englobou desde informações biográficas da artista até mesmo, sugestões de imagens, cores e símbolos que retratassem a cultura mexicana. A primeira montagem da exposição ocorreu no CEU Alvarenga, no mês de outubro. A concepção da instalação foi feita por Jacson Matos, Vagner Magrão, Tiedo Vidal e Bianca Matos.

No Memorial, a exposição será voltada para assuntos mais emblemáticos da vida artista, sobretudo os aspectos ideológicos, políticos e religiosos contundentes em sua carreira. Os trabalhos são os mesmos, o que muda é a composição, a narrativa em relação adaptação dos espaços. A nova montagem tem como caráter norteador os sacramentos da religião católica que vão se (con)fundindo com outras religiões e assuntos: Batismo, renascimento após acidente; Crisma, confirmação da carreira artística; Matrimônio, casamento com Diego Rivera; Comunhão, ideologias, ações sociais e políticas; Confissão, penitência, auto-reflexões, dores físicas, mentais e espirituais; Ordem, sacerdotismo, religiosidade, sincretismo, transmutação, xenofilia; e Extrema Unção, hora da morte, últimas horas.

A exposição contará com as instalações da primeira montagem além de novos espaços para assim melhor representar a pintora em suas várias fases: “Cabelos e não ‘cabê-los'”, que alude a mutações físicas e comportamentais da artista; “Dores e andores” que fala de transcendência, transmutação, gaiola, pássaro de metal e Frida voando; “Vale das borboletas” trata-se de uma instalação sobre a transcendência e a transmutação, “Painel de fotos 3 por 4” são fotos dos alunos com suas respectivas Fridas – 7 bonecas representado as 7 fases da pintora; “Frida na mão da morte” que representa o “Dia dos Mortos” no México, “Altar” com flores, fotografias e santos; “Vidros” com bonecas em conservas, que remetem aos hospitais e laboratórios.

A exposição no Memorial ganhará uma sonoridade diferenciada. Foi criada uma paisagem sonora para compor o ambiente. A grande maioria dos poemas recitados tem a autoria de Augusto dos Anjos (1884 – 1914) e traduzem a vida de forma tensa e intensa. A trilha é composta de registros sonoros poéticos significativos para conduzir o espectador numa viagem ao México popular. São fragmentos de poemas, músicas e citações, gravados por alunos e artistas da região.

Serviço:

Exposição Só Fridas

Abertura para imprensa e convidados: 15 de dezembro de 2007, às 13h

Abertura para o público: 16 de dezembro de 2007

Período da mostra: de 16/12/2007 a 10/12/2008 (de terça a domingo, das 9h às 18h).

Local: Pavilhão da Criatividade

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Do Memorial da América Latina

(FSS)