Memorial da América Latina apresenta o Festival Ibero-americano

Em sua 5ª edição, festival une cultura, lazer e diversão e tem entrada franca

sex, 09/03/2012 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina apresenta o 5º Festival Ibero-americano de Teatro de São Paulo, com a participação de 13 companhias teatrais de países da América Latina e da Península Ibérica. O evento será aberto ao público, a partir de terça-feira, 13, a domingo, 18, com entrada franca. Estão programadas seis montagens do Brasil, duas do Uruguai e as outras se dividem em Argentina, Paraguai, México, Espanha e Portugal.

Entre os destaques nacionais está a produção O beijo no asfalto, de 1960, do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues (1912-1980), que tem Marco Antonio Braz na direção e Renato Borghi no elenco. A tragédia carioca foi inspirada na história de um velho jornalista que, atropelado por um ônibus, ao se ver prestes a morrer pede um beijo na boca a um jovem que se debruça para socorrê-lo. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto que presenciam a cena fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação do rapaz que passa a ser vítima de intrigas no trabalho e em casa.

Entre as companhias estrangeiras, a peça espanhola Katastrophe, de Alex Serrano e Pau Palacios, usa performance, dança, vídeo em cena e tecnologia interativa em sua linguagem cênica. Do Uruguai vem o espetáculo Como evitar enarmorar-se de un boludo, de Marcelo Puglia e Jorge Denevi, uma espécie de manual de sobrevivência para mulheres que amam sempre o homem errado. 

Na montagem México, Cidade do México, de Roberto Avendaño, três grupos artísticos realizam uma série de jogos cênicos e improvisações humorísticas usando elementos da cultura popular mexicana. O festival se encerra com a apresentação portuguesa Um punhado de terra, de Pedro Eiras e direção de José Leitão, no qual um escravo narra a desdita da sua geração, povo e raça na história do mundo.

A mostra paralela apresenta oficina de cenografia, mesas de debates, além do circo-teatro, em uma lona montada ao lado do anfiteatro principal. Fazem parte da comissão de curadoria o crítico de arte Edgar Olímpio, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e o ator Caco Ciocler. A assessoria artística do festival fica por conta de Elvira Gentil (Brasil), Glória Levy (América Latina) e José Leitão (Europa).

Coordenação-geral de Fernando Calvozo, diretor de atividades culturais do memorial. O Festibero foi criado em 2008, com o objetivo de mostrar a diversidade cultural da produção contemporânea das artes cênicas de cada região, a troca de experiências entre diferentes artistas e companhias e a integração dos povos latinos-americanos e ibéricos. Programação completa no site www.memorial.sp.gov.br.

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Terça-feira, 13, a domingo, 18, sessões às 19h e 21h
Entrada franca. Classificação: livre

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial