Memorial da América Latina apresenta o continente do ponto de vista de Colombo

Fotos ilustram como era a 2ª maior ilha do Caribe, a República Dominicana, 1º lugar onde o navegador genovês aportou em 1492

qui, 22/02/2007 - 10h08 | Do Portal do Governo

Fotos de monumentos históricos da época da chegada da expedição espanhola comandada por Cristóvão Colombo à América, em 1492, e dos primeiros anos do século 16 estão em exibição no Memorial da América Latina até o dia 4 de março. Templos, monastérios, palácios, hospitais, muralhas, edifícios públicos e um notável sistema de esgoto para o desaguamento fluvial da cidade de São Domingo (capital da República Dominicana) são alguns exemplos de imagens desse patrimônio arquitetônico.

Intitulada Primazias da América (1492-1542), a exposição será inaugurada no dia 27, data comemorativa dos 163 anos da independência da República Dominicana. A mostra (realizada em parceria com o Consulado Geral do país) apresenta 35 fotografias expostas em painéis de 1,20 m x 1 m. No dia 2, o Memorial coloca em cartaz dez filmes do país e promove palestra com o jornalista e crítico dominicano Félix Manuel Lora Robles.

O nome primazias vem do fato de que a ilha caribenha, até então habitada por índios, se tornou a primeira colônia espanhola na América. Foi nessas terras também que o navegador genovês construiu a primeira igreja, a primeira universidade e o primeiro hospital, no que se tornaria a primeira grande cidade européia da América (Santo ou São Domingo), tombada pela Organização das Nações Unidas para a Cultura (Unesco).

Pedaço da Espanha

Os monumentos arquitetônicos da cidade colonial ficam dentro de Santo Domingo cercados por um muro de pedras erguido no ano de 1502 e se distingue do resto da cidade. O estilo renascentista, os traços quadriculados, as ruas amplas, retilíneas e de paralelepípedos se refletem no ideal cartesiano e racionalista do pensamento ocidental da época. As ruínas de um grande forte, a primeira igreja das Américas e a catedral Santa Maria a Menor são alguns exemplos dessas construções.

Mas o destaque é o monumental castelo (Alcázar de Colón) construído em pedras, que foi o lar do filho de Cristóvão Colombo, dom Diego Colombo, e de sua esposa, María de Toledo. Além da casa, mantêm-se intactos o mobiliário e a tapeçaria originais. As edificações históricas que mostram a vida dos primeiros colonizadores europeus foram restauradas para as comemorações dos 500 anos da Descoberta da América, em 1992.

Edificada pelo governador da Ilha, Nicolás de Ovando, a cidade de Santo Domingo acolhe parte das primeiras instituições européias transplantadas ao novo mundo. Sua zona colonial é pedaço da Espanha do tempo da rainha Isabel de Castela.

SERVIÇO

Memorial da América Latina

Salão de Atos Tiradentes (portões 1, 4, 5 e 6)

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do Metrô)

Entrada franca – Telefone (11) 3823-4600

Mais informações no site www.memorial.sp.gov.br

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)