Memorial da América Latina apresenta a mostra Corpos Estranhos

Exposição apresenta obras de três artistas que exploram o psicológico feminino; entrada é gratuita

qui, 18/06/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Uma brasileira, uma espanhola e uma guatemalteca expõem seus trabalhos na mostra Corpos Estranhos, que abre nesta quinta, 18, às 19h30, no Memorial da América Latina. A exposição traz vídeos performances e fotografias das artistas Laura Lima (Brasil), Pilar Albarracín (Espanha) e Regina José Galindo (Guatemala).

Em comum, as artistas têm uma trajetória de trabalho de forte viés psicanalítico, revelado na exposição por meio de seus próprios corpos ou pelo de outras mulheres.

As obras vão impressionar os visitantes. Regina José Galindo, por exemplo, documenta em vídeo sua performance durante os três dias em que ficou em um hospital psiquiátrico, com os movimentos contidos por uma camisa de força. A artista foi “tratada” por enfermeiros recebendo os cuidados básicos de higiene pessoal e alimentação por parte de alguns internos do hospital.

Outra performance apresentada em vídeo é de Pilar Albarracín. O filme mostra a artista dançando flamenco, trajando o típico vestido, na cor branca. Enquanto dança, de posse de uma agulha, com movimentos rápidos, imprime a agulha contra seu corpo, formando no tecido a tradicional estampa de lunares (luas) tingida com seu próprio sangue.

Laura Lima exibe em Dopada uma mulher deitada que permanece no local vestida com um camisolão branco cortado à maneira das roupinhas de boneca feitas antigamente em casa. Conectado a ela, um longo tubo vermelho de crochê se estende até uma parede. Inconsciente ou parcialmente consciente em plena sala de exposição, a personagem torna-se um ser vulnerável e alheio a tudo que ocorre no espaço público. Essa instância será apresentada na noite de abertura e em horários pré-estabelecidos pelo espaço expositivo.

Serviço

Exposição: Corpos Estranhos
Local: Memorial da América Latina / Galeria Marta Traba – acesso pelos portões 1 e 5
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Período: 19 de junho a 26 de julho de 2009
Entrada franca
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h
Estacionamento: R$ 10,00 – acesso pelo portão 8