Memorial comemora 19 anos com show de João Bosco

Também estão na programação recital de piano e lançamentos

qua, 12/03/2008 - 18h57 | Do Portal do Governo

Fundado em 1989 com projeto do centenário Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina, na capital, chega aos 19 com bastante fôlego, apresentando uma programação que contempla a diversidade artística e cultural que caracteriza o espaço. A festa está marcada para o dia 18 de março. O auge das comemorações acontece às 21h, com um show do intérprete, violonista e compositor João Bosco, com entrada franca.

O show faz parte do projeto Adoniran, que acontece duas vezes por mês no Memorial.  O roteiro do show é formado por composições que integram o primeiro DVD do artista, João Bosco Ao Vivo – Obrigado, gente!, gravado, em 2006, em comemoração aos seus 60 anos. O roteiro traz alguns de seus memoráveis clássicos (os sambas da década de 70, a incontornável parceria com Aldir Blanc, os sucessos românticos dos anos 80/90).

Entre as canções, destaque para os sambas “Incompatibilidade de Gênios”, “Linha de Passe” e “Coisa Feita”, além das baladas “Jade”, “Quando o Amor Acontece”, “Memória da Pele” e “Papel Maché”, sem deixar de fora as imcomparáveis “O Ronco da Cuíca” e “Odilê, Odilá”.

O mineiro de Ponte Nova, João Bosco – com mais de 20 álbuns lançados – percorre bem mais de 30 anos de carreira, sempre orientada por um imperativo estritamente artístico, passando ao largo de oportunismos, modismos e afins. A ética musical de João Bosco sempre teve um parágrafo único: a invenção. Seu compromisso com a canção popular é marcado pela firmeza de uma obra que atravessa décadas preocupando-se fundamentalmente com o próprio fazer da canção: melodia, ritmo, harmonia, letra, canto – a grande tradição da canção popular brasileira.

Antes disso, ao meio-dia, um recital de canto e piano inaugura a Série Música do Meio-Dia em 2008 e abre as comemorações do dia 18. Na apresentação,que ocorre gratuitamente na Sala dos Espelhos do Auditório Simon Bolívar, o público ouvirá árias de Mozart, Donizetti, Gounod, Bizet, Puccini e Shostakovich interpretadas pelo núcleo Universitário de Ópera.

No foyer do mesmo auditório, acontecerá, às 18h30, o lançamento do 28º número da Revista Nossa América, publicada pelo Memorial desde a sua fundação e que a partir deste ano passa a ser trimestral, de 14 livros da Coleção Memo, do livro “Povo e Personagem”, de Cremilda Medina, e do livro “O Legado de Franco Montoro”, com coordenação de José Augusto Guilhon de Albuquerque. Às 19h30, será a vez do lançamento do selo do Memorial. O selo, comemorativo do centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, será lançado pelos Correios, que também fizeram um do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, outra criação do mestre mundialmente conhecido.

SERVIÇO

Programação de aniversário – 19 anos

Data: 18 de março de 2008

Horários:

12h – Música do Meio-Dia: Recital de Canto e Piano (Sala dos Espelhos)

18h30 – Lançamentos das publicações (Foyer do Auditório)

19h30 – Lançamento do selo (Foyer do Auditório)

21h – Projeto Adoniran – João Bosco (Auditório Simon Bolívar)Fundação Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.

Tel: (11) 3823-4600

Entrada franca

 

Do Memorial da América Latina

(I.P.)