Memorial assina acordo com a Fapesp para criar biblioteca virtual

A cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira, 27, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita

qua, 27/06/2007 - 16h31 | Do Portal do Governo

O Memorial e a Fapesp assinaram acordo de cooperação visando  implantar a Biblioteca Virtual do Memorial da América Latina, denominada BV@L. A cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira, 27, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, com a participação do presidente da Fapesp, Carlos Alberto Vogt, do presidente do Memorial, Fernando Leça, do professor Sedi Hirano, pró-reitor de cultura e extensão da USP, e do presidente do IPT, Vahan Agopyan.

Com o apoio técnico e financeiro da Fapesp, o Memorial visa desenvolver um sistema de fontes e fluxos de informações científicas e culturais que dê conta não apenas do acervo e conteúdo produzido pelo Memorial, como também articule parcerias e intercâmbio de bancos de dados com entidades afins no Brasil, na América Latina e no restante do mundo.

A BV@L deverá armazenar, preservar e disseminar à comunidade científica e à sociedade em geral informações sobre o conhecimento técnico-cientifico, assim como cultural e artístico produzido pelo Memorial. Conferências, eventos culturais e shows artísticos do passado estão sendo resgatados, dentro do projeto Memória do Memorial, com esse fim. A BV@L também será um importante veículo de propagação da produção técnico-científica gerada pela Cátedra Memorial da América Latina, parceria do Memorial com as três universidades públicas paulistas – a USP, a Unicamp e a Unesp.

 A BV@L também digitalizará livros sobre os quais o Memorial tem os direitos autorais e os oferecerá gratuitamente. Em um segundo momento, negociará com editoras, universidades e instituições culturais – detentoras de direitos autorais de literatura e obras importantes sobre questões latino-americanas – para fazer o mesmo.

Da Fundação Memorial da América Latina