Memorial apresenta Dona Ivone Lara e a banda Havana Brasil

Será nesta sext-feira, 27, às 21h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial

qui, 26/06/2008 - 8h10 | Do Portal do Governo

A série Conexão Latina de junho reúne no mesmo palco a sambista Dona Ivone Lara e a banda Havana, nesta sexta-feira, 27, às 21h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial. O show é mais uma realização do projeto, que tem a intenção de promover encontros de artistas da música latino-americana e brasileira.

Dona Ivone Lara nasceu em Botafogo, Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921. Filha de família pobre, a compositora – cantora passou a infância em um internato, onde estudou música com Lucila Guimarães, primeira esposa de Villa – Lobos.

Em 1978, foi gravado por Gal Costa e Maria Bethânia seu maior sucesso, “Sonho Meu”, em parceria com Délcio Carvalho. A canção foi premiada como a melhor do ano, o que resultou no convite da Odeon para gravar seu primeiro LP, em 1979, “Samba, Minha Verdade, Minha Raiz”.

No final da década passou a integrar a escola de samba Império Serrano, para a qual compôs alguns enredos como “Não Me Perguntes” (com Fuleiro) e “Os Cinco Bailes da Corte ou Os Cinco Bailes da História do Rio” (com Silas de Oliveira e Bacalhau).

No dia 26 de novembro de 2002, recebeu o Troféu do Prêmio Shell de Música, com um grande show no Canecão, Rio de Janeiro, em reconhecimento ao conjunto de obras durante os 55 anos de sua carreira artística.

Já o Havana Brasil estreou em janeiro de 2000 e gravou quatro discos. Apresentou-se em inúmeros eventos pelo país e tocou em festivais internacionais no Caribe. Formada por profissionais de vários estilos musicais e da dança latina e brasileira, a trupe reúne, cantores, bailarinos e músicos, todos empenhados em criar um espetáculo dançante, com samba, salsa, merengue, boleros.

A carreira peculiar dos artistas e seu entrosamento no projeto podem explicar o sucesso da banda. Ou talvez o bom gosto dos arranjos e composições, a segurança e as boas vibrações que transmitem no palco.

No repertório da banda, estão releituras de músicas brasileiras com arranjos latinos como “Seo Zé”, de Carlinhos Brown, em clima de guajira, e “Canção da Partida”, de Dorival Caymmi, em ritmo de salsa. O grupo costuma proporcionar aulas de dança caribenha antes de cada show, estimulando os que não tem tanta intimidade com as pistas a também entrarem na dança.

Conexão Latina: Dona Ivone Lara e Havana Brasil

Data: 27 de junho, sexta-feira

Horário: 21h

Ingressos: R$ 10,00 e meia-entrada

(à venda dia 26, das 14 às 19h, e no dia 27, a partir das 14h)Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Tel. (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

C.C.