Memorial apresenta a Festa do Cavalo Noia

Fotos, videos e pinturas revelam detalhes de carnaval, maracatus, folguedos e festas juninas

sex, 13/07/2012 - 18h55 | Do Portal do Governo

O portal do Governo do Estado selecionou algumas opções culturais para curtir o final de semana. No Memorial da América Latina acontece a Festa do Cavalo Noia. O evento mostra detalhes de carnaval, maracatus, folguedos e festas juninas através de fotos e videos. Já a Casa Guilherme de Almeida presta uma homenagem ao poeta, que dá nome ao local, com uma série de eventos ao longo do mês. Cinfira:

Acervos e memórias de 1932 – 80 anos de história
Para celebrar os 80 anos da Revolução Constitucio­nalista de 1932, a exposição museológica SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista reúne fotografias, documentos e objetos do período, iniciado em 1930, depois de um golpe militar, com a formação do Governo Provisório e as medidas intervencionistas de Getúlio Vargas. O ápice foi no dia 9 de julho de 1932, quando o combate armado efetivamente teve início, envolvendo mais de 200 mil homens. Curadoria de Marília Bonas. Além da exposição, o interessado pode acessar duas mostras virtuais. Em 1932, acervos e memórias, no site www.museudaimigracao.org.br, imagens e informações dos acervos ligados ao tema. A mostra 1932: a guerra paulista, disponível no site www.arquivoestado.sp.gov.br, explora o cenário de forma didática, dividindo o conflito em sete partes. Realização do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria da Cultura, do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Museu da Imigração.

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 576 – Santana – São Paulo
Telefone (11) 2089-8149. Terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: livre. Até 2 de outubro

Homenagem ao poeta Guilherme de Almeida
A casa onde o poeta Guilherme de Almeida morou está de portas abertas para receber o público com uma série de eventos neste mês. O visitante pode conferir o espetáculo teatral Simples cidade, baseado na vida e obra do escritor; leituras de poemas de sua autoria, seguidas de apresentação de músicos convidados, oficinas e exposições. Um dos destaques é o Encontro peripatético inspirado no depoimento do poeta intitulado Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo, do livro de crônicas Pela cidade, com palestra no museu e percurso rumo ao centro antigo da cidade. A Casa ainda apresenta exposição que homenageia a participação de Guilherme de Almeida na Revolução de 1932. Programação completa no site www.casaguilhermedealmeida.org.br.

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187 – Pacaembu
Telefones (11) 3673-1883 / 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca

Festa do Cavalo Noia
Fotos, vídeos, painéis, pinturas, livros, alegorias e instrumentos musicais exibem manifestações da cultura popular – carnaval, maracatus, folguedos e festas juninas. Os trabalhos são desenvolvidos pela comunidade de Vila Missionária, zona sul de São Paulo.

Memorial da América Latina – Pavilhão da Criatividade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Telefone (11) 3823-4600. Terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.
Entrada franca. Classificação: livre. Até 26 de agosto

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial