Memorial: 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico aponta tendências

São 2.306 trabalhos inscritos, provenientes de todas as regiões do País

ter, 20/06/2006 - 21h44 | Do Portal do Governo

Com o apoio da Fundação Memorial da América Latina, começa no próximo dia 20 de junho, a 8ª. Bienal de Design Gráfico, realizada há 16 anos pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil). Consagrada como o evento mais importante da área – em 2004 recebeu 70.000 visitantes -, a 8ª Bienal conta com 2.306 trabalhos inscritos, provenientes de todas as regiões do País, entre os quais 309 foram selecionados para esta mostra que acontece na Galeria Marta Traba, deste Memorial, em São Paulo.

No final da exposição, dia 23 de julho, serão anunciados os projetos que mais se destacaram no conjunto apresentado. A mostra conta ainda com programação paralela de palestras e workshops e lançamento do Catálogo INDEX ADG Brasil 2006, com o melhor da produção dos últimos dois anos.

A exposição dos trabalhos selecionados nesta 8ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico ganha novo formato, permitindo que seja lançado um olhar mais apurado e preciso sobre a produção nacional. No lugar de apresentar os trabalhos por categorias – mais de 40, entre publicações, embalagens, marcas, sites, cartazes, animações etc -, a mostra está dividia por núcleos de tendências, organizados por uma curadoria composta pelos designers André Stolarski, Bruno Porto, Fernanda Martins e Marco Aurélio Kato.

“Acreditamos que este conceito possibilite uma visão crítica do design brasileiro atual e revele para o público, com mais eficácia, os aspectos marcantes de nossa produção”, explica Kato. Na nova proposta, os núcleos da exposição são formados por 12 diferentes temas, conforme as vertentes detectadas pelos curadores: Renovando o mercado; Ampliando o moderno; Rearticulando objetos; Investigando o Brasil; Reinventando o Clássico; Explorando a Informalidade; Mergulhando no Pop; Aumentando o corpo; Trabalhando com a apropriação; Acumulando signos; Provocando o receptor; e Pensando o Design.

Além do aspecto curatorial, a 8ª Bienal traz outras novidades. Abriu pela primeira vez espaço para a participação de estudantes e, um de seus núcleos, Pensando o Design, é especialmente dedicado a trabalhos que reflitam sobre a área: livros, publicações, teses de doutorado e mestrado etc. “Nos últimos anos, o volume e a qualidade dos trabalhos teóricos, críticos e historiográficos sobre o design gráfico no Brasil cresceu a ponto de justificar a criação de um núcleo especialmente dedicado a eles”, afirma Bruno Porto.

Segundo ele, ainda, os trabalhos expostos aliam qualidade de reflexão e excelência gráfica, demonstrando que o casamento entre a teoria e a prática projetual é uma das formas mais poderosas e interessantes de analisar e criticar a profissão. Com isso, a Bienal e a ADG Brasil, nesta edição que conta com o apoio do Memorial da América Latina, Senac e International Paper, pretendem consolidar sua representatividade tanto no plano profissional quanto no acadêmico, contribuindo para aprofundar a discussão sobre as relações entre a produção comercial, a investigação experimental e a formação de futuros profissionais.

Serviço

8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Abertura: 20 de junho, às 19h30

Até 23 de julho de 2006, de terça a domingo, das 9h às 18h – Entrada franca

http://www.adg.org.br  

Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Estação Metrô Barra Funda

Informações pelo telefone 3823-4600

Do Memorial da América Latina