Memória viva: conheça o Arquivo Público do Estado

Para abrigar a grande quantidade de arquivos foi construído novo prédio que já está em funcionamento

ter, 25/06/2013 - 13h16 | Do Portal do Governo



Cada documento que você abre é uma história de alguém, é o vestígio de alguém que já se foi, mas deixou registrado como cidadão ou como funcionário público observações, anotações que são preciosas para que a gente conheça melhor esse passado”, observa o coordenador do Arquivo Público do Estado, Carlos de Almeida Prado Bacellar.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook   

O novo edifício do Arquivo Público, que abriga esses documentos históricos, possui 10 andares, sendo cinco com pé-direito duplo, destinados à guarda de acervos, num total de 23,5 mil metros quadrados de área construída. Os novos depósitos contam com climatização controlada para preservação dos 900 km lineares de documentos existentes. São aproximadamente dois milhões de fotografias e ilustrações, 15 mil mapas e uma biblioteca com 45 mil volumes que podem ser acessados por pesquisadores e público em geral.

ASSISTA AO VÍDEO
Aproveite a noite para visitar um museu da cidade

“Muita gente relaciona arquivo com aquilo que se vê em empresas, o famoso arquivo morto, que é uma palavra que nós odiamos, isso aqui não é um arquivo morto, este é um arquivo vivo, o que você aprende aqui é que há milhões de histórias de vidas passadas que se entrecruzam nos corredores”, finaliza Bacellar.

SERVIÇO
Visite o Arquivo Público do Estado
Rua Voluntários da Pátria, 596 – próximo à estação Tietê do metrô
Para mais informações sobre reprodução de documentos e visitas monitoradas no telefone (11) 2089-8100 ramal 8151
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ 

Do Portal do Governo do Estado