Memória: USP lança livro histórico sobre os seus 70 anos

Em 696 páginas, artigos, fotografias e depoimentos lembram os desafios e as conquistas da universidade

sex, 26/05/2006 - 13h05 | Do Portal do Governo

“A USP é um universo, com mistérios que fascinam e atemorizam”, comparou o professor Shozo Motoyama, no lançamento do livro USP 70 Anos – Imagens de uma História Vivida, organizado por ele. A cerimônia de apresentação da obra, promovida na semana passada, foi marcada pelas homenagens aos professores que fizeram parte da universidade. Considerada uma das mais completas publicações sobre a história da USP, a obra apresenta a trajetória do mais importante centro de ensino e pesquisa do País, desde a sua fundação até os dias de hoje, dentro do contexto nacional e internacional.

A edição da Edusp, em conjunto com o Centro Interunidade de História da Ciência da USP (CHC-USP), foi estruturada em duas partes: em 696 páginas, traz artigos, fotografias e depoimentos que lembram os desafios e as conquistas da universidade. A história, na primeira parte, segue a ordem cronológica, mas é contextualizada a partir dos relatos dos próprios personagens que a vivenciaram. Na segunda metade, o livro descreve os depoimentos de 32 dirigentes uspianos, entre reitores e vice-reitores, do período de 1989 até 2004.

Segundo o organizador, a obra é, acima de tudo, a análise histórica das circunstâncias que contribuíram para a criação e o sucesso da instituição de ensino. Professor-titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e diretor do CHC-USP, Motoyama considerou grande desafio registrar a história de uma das mais importantes universidades do País. Para realizá-lo, teve apoio da equipe de pesquisadores formada por Ana Maria Pinho Leite Gordon, Edson Emanoel Simões, Fernando Camelier, Marilda Nagamini, Pedro de Luna e Renato Teixeira Vargas.

Nesse trabalho, o grupo teve como objetivos preservar a memória da instituição e tornar o relato referência para se pensar a USP nos dias atuais. “Esperamos que a leitura do livro traga subsídios para que a universidade enfrente o futuro”, diz Motoyama.

SERVIÇO

USP 70 anos – Imagens de uma História Vivida

Shozo Motoyama (organizador)

Edusp e Centro Interunidade de História da Ciência

À venda nas livrarias Edusp

Televendas: (11) 3091-4150

Da Agência Imprensa Oficial