Memória: MIS possui acervo de história oral

Pesquisador encontra depoimentos organizados em coleções como a Memória do Rádio

sex, 08/09/2006 - 19h40 | Do Portal do Governo

O acervo de história oral do MIS é um dos maiores tesouros da instituição. O pesquisador encontra depoimentos organizados em coleções como a Memória do Rádio, que possui gravações dos locutores/apresentadores Blota Júnior e Fábio Peres, entre outros; Modernismo, com depoimentos dos pintores Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral e do sociólogo Sergio Buarque de Holanda. A História do Futebol Brasileiro tem gravações de craques como Djalma Santos, Pelé e Rivelino.

A parte reservada à música popular brasileira conta com depoimentos exclusivos de personalidades como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Martinha e Sérgio Reis, entre outros.

Na coleção de cinema, as temáticas são variadas e incluem gravações dos diretores Arnaldo Jabor, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, João Batista de Andrade, José Mojica Marins (Zé do Caixão) e Carlos Manga. Além destes, testemunhos específicos sobre a memória da Vera Cruz são encontrados nas vozes de Anselmo Duarte, Ciccilo Matarazzo, Lima Barreto, Tônia Carreiro e Walter Hugo Khouri.

Em agosto, o museu retomou a coleta de depoimentos para as coleções Cinema Por Quem Faz e A História do Futebol. O primeiro a gravar nesta nova etapa foi Renato Consorte, para cinema. Como todas as outras personalidades, Consorte foi convidado pela importância de seu trabalho na área de audiovisual. A meta agora é digitalizar toda essa rica memória.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

C.A.