Memória da Imprensa, do Arquivo Público do Estado, resgata notícias da década de 20

Nova exposição virtual revela manchetes que registraram a Semana de Arte Moderna, o fim da República Velha e a Revolução de 1924

seg, 13/08/2012 - 16h40 | Do Portal do Governo

A nova edição do site temático Memória da Imprensa, do Arquivo Público do estado, revela acontecimentos que marcaram a década de 20. A Semana de Arte Moderna, o fim da República Velha, a Revolução de 1924 em São Paulo, dentre outros fatos históricos, são resgatados em matérias publicadas nos jornais da época como o “La Tribuna Italiana” e “O Diário Español”.

Na seção de Cultura, o destaque é a maneira como a imprensa enxergou a Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Na seção Nacional, os acontecimentos que levaram à tomada do governo federal por Getúlio Vargas, em 1930, à frente da Aliança Liberal, estão em manchetes dos jornais A Platéa, o Diário de Santos e La Difesa.

Novas seções

Um texto do escritor, ilustrador e pesquisador Sérgio Meurer, abre a nova seção Charges e Ilustrações. O espaço revela os traços de cartunistas e ilustradores do início do século XX, como Belmonte, J. Carlos, Alvarus e outros. Outra novidade desta edição é a seção Infantil, que mostra a revista “O Beija-Flor”, inspirada no sucesso de O Tico-Tico.

Para conhecer outras seções e curiosidades do site Memória da Imprensa acesse o site da instituição.

Do Portal do Governo do Estado