Melhoria: Sistema integrado permite mais flexibilidade operacional

Empresa diminui retirada de água do sistema Rio Claro e parte dos moradores de Santo André passa a ser atendida pelo sistema Rio Grande.

sex, 11/05/2001 - 19h52 | Do Portal do Governo

Empresa diminui retirada de água do sistema Rio Claro e parte dos moradores de Santo André passa a ser atendida pelo sistema Rio Grande.

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, comunica que, em virtude do déficit de chuvas nos últimos dois anos, vem realizando monitoramento constante do nível das represas.

No caso do sistema Rio Claro, hoje com 51,8 %, a Empresa está adotando medidas preventivas para adequação à margem operacional. Desta forma, os moradores atendidos pelo reservatório Vila Progresso, do município de Santo André, passarão a receber água do sistema Rio Grande, que atualmente tem a disponibilidade da transferência do produto.

A medida, a ser tomada a partir da próxima terça-feira (15), só será possível graças aos investimentos feitos pela Sabesp nos últimos quatro anos, permitindo a interligação dos sistemas produtores da Região Metropolitana de São Paulo, permitindo mais flexibilidade na transferência de água de um sistema para outro.

A Sabesp informa que, hoje, 30% do município de Santo André já recebe água do sistema Rio Grande, sendo este um dos oito sistemas produtores de água da RSMP.