Melhores práticas de escolas estaduais serão premiadas

Inscrições para premiação criada pela Secretaria Estadual da Educação e Instituto Ayrton Senna vão até 8 de outubro

sáb, 27/09/2008 - 16h52 | Do Portal do Governo

Valorizar as melhores práticas, iniciativas e projetos das escolas estaduais de tempo integral. Este é o objetivo de projeto da Secretaria Estadual da Educação e do Instituto Ayrton Senna, que neste ano lançam o prêmio Valores da Educação.

Com inscrições abertas até 8 de outubro, a Secretaria e o instituto pretendem que a nova premiação seja um incentivo para professores de toda a rede estadual. A idéia é que os melhores projetos sejam identificados e premiados, tornando-se referência à toda a rede.

Serão dez categorias: orientação para estudos e pesquisas; experiências matemáticas; hora da leitura; língua estrangeira moderna; informática educacional; atividades artísticas, atividades esportivas, saúde e qualidade de vida; filosofia e empreendedorismo social. Apenas poderão ser inscritos experiências das escolas de tempo integral realizadas até o fim de 2008. Serão premiados os cinco melhores trabalhos em cada categoria.

“É um incentivo importante. Pretendemos que os bons exemplos sejam difundidos em toda a rede de escolas estaduais, que virem referência”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Atualmente cerca de 500 escolas estaduais funcionam em regime de tempo integral, no qual os alunos permanecem por 9 horas diárias, divididas em dois turnos, um com disciplinas do currículo básico e outro com oficinas curriculares com diversos temas.

A cerimônia de premiação acontecerá em 6 de dezembro de 2008 , no auditório da Secretaria. Estarão presentes todos os professores e jovens premiados, além de representantes da Diretoria de Ensino, da Secretaria e do instituto.

Da Secretaria da Educação

(I.P.)