Melhora desempenho da Unesp no Guia da Editora Abril

Segundo a publicação, instituição tem 83 carreiras estreladas

ter, 14/10/2008 - 19h33 | Do Portal do Governo

Na avaliação do Guia do Estudante 2008, publicação da Editora Abril no segmento Educação, a Unesp ampliou o desempenho de seus cursos de graduação. A revista aponta que, ao todo, 83 carreiras receberam conceitos Excelente, equivalente a 5 estrelas; Muito Bom, 4; e Bom, 3. Com base nas 77 concedidas pelo Guia 2007, aUniversidade conquistou cerca de 8% a mais de estrelas.

“Se levarmos em conta que os cursos novos e os cursos de Licenciatura, com exceção dos cursos de Pedagogia e os de Educação Física, não participam desse processo de avaliação, termos 83 cursos contemplados com estrelas é excepcional. Isso constata que o nosso objetivo, com o esforço de todos, está sendo cumprido”, afirma Sheila Zambello de Pinho, Pró-reitora de Graduação da Unesp.

A edição que chegará às bancas dia 11 de novembro, também trará o resultado do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real, oferecido anualmente em três categorias.

Na publicação, a Universidade teve 22 cursos que atingiram a nota máxima, ou seja, 5 estrelas; 42 obtiveram 4 estrelas; e 19, receberam 3. A metodologia de avaliação leva em consideração o relatório elaborado por pareceristas do Guia. São professores que fazem suas análises baseadas nos questionários preenchidos pelos coordenadores de curso das faculdades verificadas. “Devemos também avaliar os critérios adotados pelos examinadores. O curso de Odontologia de Araraquara, por exemplo, no Enade, no IDD (Indicador de Desempenho) e no CPC (Conceito Preliminar de Curso) recebeu a nota máxima e no Guia recebeu quatro estrelas. De qualquer forma, já é uma grande vitória termos cursos classificados como bons”, disse Sheila.

Em todo o Brasil, o Guia analisou 9.053 cursos de 1.263 Instituições de Ensino Superior (IES). As 3.204 carreiras contempladas com as estrelas de qualidade estão concentradas em 509 IES, menos da metade das analisadas. Melhores Universidades – Anualmente o Guia do Estudante concede às IES estreladas o Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real.

Nesta edição do concurso, as Universidades concorrem ao prêmio em três categorias: As Melhores por Área de Conhecimento – Escolas Privadas; As Melhores por Tipo de Instituição – Capital e Interior; e Sustentabilidade . A entrega do prêmio às 24 instituições vencedoras ocorrerá no dia 10 de novembro, no Teatro Abril, em São Paulo (SP).

A Unesp concorre na categoria As Melhores por Tipo de Instituição – Capital e Interior, que atribuirá prêmios de acordo com a localização: 10 para instituições das capitais e outros 10 para instituições do interior de qualquer Estado. As vencedoras serão aquelas com a maior média de estrelas.

Evolução da Unesp segundo o Guia do Estudante – De 64 carreiras com estrelas em 2005, aUnesp saltou para 83 neste ano. No período houve um aumento de cerca de 30% no total de cursos criados.

Da Unesp