“Melhor Viagem” leva idosos de Santa Isabel para visitar Bertioga

Programa estadual já contemplou 12.300 idosos de 246 municípios paulistas

ter, 29/03/2016 - 8h33 | Do Portal do Governo

Cerca de 60 idosos do município de Santa Isabel conheceram as praias de Bertioga e aproveitaram para visitar o Forte São João e o trabalho desenvolvido no ‘Barco Escola’ pelo programa “Melhor Viagem” – excursão da Secretaria de Estado de Turismo. O programa já contemplou 12.300 idosos de 246 municípios paulistas.

A primeira etapa vai atender 250 idosos das cidades de Santa Isabel, Arujá, Suzano, Itaquaquecetuba e Igaratá. Já na segunda etapa serão atendidos 10 cidades da Região de Bauru, envolvendo 400 idosos. Na terceira etapa, o Circuito Entre Serras e Águas também enviará 10 grupos, totalizando 800 idosos por mês.

O estado oferece aos grupos o transporte rodoviário e lanche a bordo. O município anfitrião cuida de toda a programação do dia dos grupos.

Números no Brasil e no mundo
De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

Por aqui, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Isto significa que logo seremos considerados uma nação envelhecida – conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, Canadá, França e Inglaterra.

Do Portal do Governo do Estado