Um mergulho na vida marinha

Para os interessados em aprender mais sobre o mar e os seus habitantes, o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar-USP), localizado em São Sebastião, oferece o […]

sex, 20/07/2012 - 9h52 | Do Portal do Governo

Para os interessados em aprender mais sobre o mar e os seus habitantes, o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar-USP), localizado em São Sebastião, oferece o serviço de visitas monitoradas aos seus tanques e aquários, à praia e aos costões rochosos. Os passeios gratuitos ocorrem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), normalmente às 9 ou 14 horas, com duração média de 2 horas. Nas praias e costões, os visitantes são apresentados aos aspectos ecológicos dos ambientes marinhos e os impactos que vêm sofrendo. E, diante dos aquários e tanques, podem tocar nos organismos vivos, enquanto recebem informações sobre eles.

É necessário que pelo menos dez pessoas estejam interessadas para a realização da visita. Grupos com mais de 20 são divididos, e fazem a visitação no mesmo dia, em horários diferentes. A participação deve ser solicitada por meio de inscrição prévia no site www.usp.br/cbm, conforme o calendário programado, ou, no caso de grupos, por meio de agendamento, que pode ser feito com o preenchimento de formulário disponível no menu específico. 

As atividades em ambiente aberto dependem muito das condições do tempo e da maré e podem ser canceladas sem aviso prévio na ocorrência de tempestade ou mar revolto. Para informações adicionais, entre em contato pelos telefones (12) 3862-8433/8434 (com Luciano Abel) e (12) 3862-8401 (com Simone Galante) ou pelos e-mails ldsa@usp.br, academicacbm@usp.br.

O Cebimar está inserido em uma área de proteção ambiental, conhecida como Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico), com praias, costões e matas contíguos destinados exclusivamente à pesquisa. Fica na Praia do Cabelo Gordo, Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5, São Sebastião. 

Da Agência Imprensa Oficial