Rodoanel preserva a fauna da Cantareira

Trabalho de detecção de animais é uma exigência legal da Secretaria do Meio Ambiente e vai custar em torno de R$ 3 milhões

qua, 10/10/2012 - 11h48 | Do Portal do Governo

A empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) prevê iniciar neste mês o monitoramento da fauna da Serra da Cantareira no local onde será construído o trecho Norte do Rodoanel Mario Covas. Para tanto, firmou contrato com consórcio de empresas, vencedor da licitação, que vai visitar o local para estudar e catalogar os tipos de animais que encontrar. O trabalho, que vai custar em torno de R$ 3 milhões, é uma exigência legal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para que seja preservado o máximo possível da fauna da região.

O biólogo e coordenador de serviços especializados da Dersa, Guilherme Domenichelli, explica que uma das determinações do contrato com o consórcio é a presença de especialistas em determinadas espécies de animais como lepidópteros (borboletas e mariposas), herpetofauna (répteis e anfíbios), aves e mamíferos. Os técnicos também vão verificar o grupo de macacos (bugios) que vivem numa fazenda particular, a Santa Maria, que ficará na margem direita do rodoanel, sentido Via Dutra, na Vila Albertina, capital. Haverá um profissional especializado em cada grupo de animais, sendo que para mamíferos e aves serão dois especialistas de cada espécie.

Apitos e buzinas

A fauna da região é típica da Mata Atlântica. Além disso, recorda Domenichelli, por ocasião do estudo de impacto ambiental na região, feito por volta de 2009, já foi identificada boa parte dos animais. Entre os répteis e anfíbios, destacam-se cobras, lagartos, lagartixas, pererecas, sapos, rãs e tartarugas. Nos mamíferos, há presença de quatis, tatus, pacas, gambás, saguis e macacos, veado-catingueiro e até suçuarana (onçaparda). Entre as aves, macucos, jacus, papagaios, tucanos-de-bico-verde e trincaferro, um pássaro muito conhecido e perseguido pelo seu canto peculiar.

Depois do monitoramento (detecção de animais) terá início o resgate e afugentamento das espécies. No início das obras, a turma de técnicos se divide em grupos para retirar ou assustar a bicharada, para que só assim as máquinas comecem a derrubar as árvores mato adentro para abrir o Rodoanel. “Vale tudo nessa hora, a gente faz barulho com buzina, apito e gritaria para espantar os animais e aves. Os mais lerdos (filhotes e preguiças) resgatamos e levamos para longe. Alguns acabam voltando, porque é impossível impedir”.

Domenichelli lembra que durante a construção do Rodoanel Sul, concluído em março de 2010, aconteceram coisas curiosas no salvamento de animais. Certa ocasião, os operários descobriram um ninho de tucano no buraco de uma árvore que seria derrubada. Os técnicos do resgate cortaram um pedaço do tronco, onde estavam os ovos, e o amarraram em outra árvore mais distante.

Houve também o encontro com um casal de quero-quero, ave superprotetora, capaz de atacar o ser humano por instinto de defesa, e que faz ninho no chão, entre os capins. Os operários da empreiteira tiveram de parar as obras naquele trecho, esperar um mês para que nascessem os filhotes e, só então, retomaram os trabalhos.

Em setembro, a Dersa realizou na Universidade de Guarulhos o Workshop de Monitoramento de Fauna do Rodoanel Sul. O objetivo do encontro foi apresentar a metodologia a ser adotada para a preservação de diversos grupos de animais durante a construção. Técnicos da empresa contratada e da Dersa expuseram também as práticas utilizadas no Trecho Sul e a necessidade de reduzir o impacto da obra nos bugios da Fazenda Santa Maria.

Ligeiramente afastada da mata da Cantareira, a fazenda abriga aproximadamente meia dúzia de macacos. Para integrá-los aos demais de sua espécie, que vivem no interior da serra, a Dersa vai plantar várias árvores nativas para fazer a ligação. Como naquele local será escavado um túnel para o Rodoanel, não haverá perigo de os macacos serem atropelados. Eles passarão por cima do túnel. Participaram do evento funcionários das prefeituras de cidades por onde vai passar o Rodoanel Sul, representantes e ambientalistas do Estado e da União e estudantes.

Da Agência Imprensa Oficial