Meio Ambiente: Zoológico conclui primeira fase de reformas

Obras iniciadas em março do ano passado fazem parte de diversas ações do sistema de gestão ambiental

sex, 02/02/2007 - 11h14 | Do Portal do Governo

Chimpanzés, onça pintada e rinocerontes estão de casa nova no Zoológico de São Paulo. Agora, quem visita a onça pintada, quase que dá de cara, literalmente, com o animal, separado do público apenas por uma espessa e resistente área de exposição de vidro. Essa e outras novidades tornam o passeio no parque ainda mais atraente.

Com o término da primeira fase de melhorias realizadas em toda a área do parque, com reflexos visíveis nos espaços destinados à visitação pública, o passeio se tornou, no mínimo, mais confortável. As obras, iniciadas em março do ano passado, fazem parte de diversas ações do sistema de gestão ambiental implantado na Fundação Parque Zoológico de São Paulo em 2002, viabilizadas a partir do projeto de implantação de uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) e de uma de Tratamento de Esgotos (ETE), que inclusive estão em vias de serem concluídas, nos próximos meses.

Os resultados da iniciativa de proceder à revitalização do parque se traduzem, em última análise, em inúmeras melhorias obtidas, que incluem instalações de equipamentos de segurança, de construção de plataforma de embarque de resíduos não recicláveis, reforma da cabine de alta tensão, realocação de extintores, impermeabilização de pisos, construção de caixas de contenção e de separação, conserto e regulagem de torneiras e bebedouros, troca e identificação de coletores de lixo, de recipientes e de embalagens, limpeza de caixas d’água e, finalmente, a reforma dos recintos dos chimpanzés, onça pintada e rinocerontes.

“A despeito do aparente transtorno motivado por obras desse porte, o visitante percebe que a iniciativa representa importante melhoria na infra-estrutura do parque”, justifica o diretor presidente da Fundação, João Batista da Cruz.

Atrações diversas e visitas monitoradas

Além das diversas espécies e tipos de animais, que fazem a alegria de todos os visitantes, a equipe de educação ambiental do Zoológico de São Paulo implantou em 2002 o programa de visitas monitoradas, com o objetivo de oferecer roteiros diferenciados aos estudantes de Ensino Infantil e Fundamental. Atualmente, este programa já se estende a grupos do Ensino Médio, universitários, empresas e da Melhor Idade.

Os participantes têm oportunidade de conhecer os bastidores de um zoológico, fazer pequenas trilhas na Mata Atlântica, além de conhecer outros programas de educação ambiental, como o Programa Rapinantes e apresentações didáticas dos leões marinhos e das serpentes, dentre outros.

Nos roteiros desenvolvidos, os monitores trabalham, sobretudo, com a conscientização dos grupos, abordando questões relativas à fauna, coleta seletiva de lixo, utilização responsável dos recursos naturais e conservação do meio ambiente. Só para se ter uma idéia da atração que o Zoológico de São Paulo representa para o público em geral, o dirigente da instituição cita que, em 2006, o Zoológico recebeu o número expressivo de 1,4 milhão de visitantes, atendendo 3 mil escolas, envolvendo um total de 343 mil estudantes, a maioria dos quais tendo acesso ao Programa de Educação Ambiental, sem contar que atingiu a marca de 76 milhões de visitantes, desde sua criação. Outro ponto, segundo o diretor, foi o incremento de cerca de 50% no número de visitantes do Zôo Safári, da ordem de 230 mil.

O endereço do Zoológico de São Paulo é Av. Miguel Stéfano, 4.241, Água Funda. Os dias e horários de funcionamento e visitação são de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (e, às segundas, no caso de feriados ou vésperas de feriado). Já o Zôo Safari funciona das 9h30 às 16h30.

Da Secretaria do Meio Ambiente

C.M.