Meio Ambiente: Verão Limpo 2006 começa no Guarujá e em Cubatão

Início da Campanha Verão Vivo contará com a presença do presidente da Cetesb, Rubens Lara

qui, 26/01/2006 - 15h46 | Do Portal do Governo

Acontece neste próximo final de semana, no Guarujá e em Cubatão, a Campanha Verão Limpo 2006. O presidente da CETESB, Rubens Lara, estará presente no lançamento oficial da operação nos dois municípios. A instalação da campanha no Guarujá será no dia 27, sexta-feira, às 10h30, na praia de Pitangueiras. Em Cubatão, o lançamento da campanha acontecerá no dia 29, domingo, também às 10h30, na praia do Rio Perequê, no interior do Parque Ecológico Cotia-Pará.

A Campanha Verão Limpo, desenvolvida há 18 anos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA e CETESB, em parceria com as prefeituras do litoral paulista, conta este ano com a participação dos municípios de Santos, Ubatuba, Peruíbe, Guarujá, Cubatão, Ilha Comprida, Caraguatatuba, Itanhaém, São Sebastião e Ilhabela, e terá duração até 27 de fevereiro, com um município sediando o evento a cada final de semana. Neste verão, a novidade foi a inclusão da praia do Rio Perequê, em Cubatão, muito usada por apresentar sistematicamente boa qualidade das águas que descem da Serra do Mar, com a presença de aproximadamente 10 mil banhistas nos finais de semana.

De sexta-feira próxima até o domingo, na Praia de Pitangueiras, no Guarujá, além da tenda da CETESB e da SMA, com atividades de caráter educativo, recreativo, informativo e cultural – sempre com enfoque ambiental e que acontecem das 11 às 18h – , os turistas poderão participar de outras atividades como visitar a tenda montada ao lado do shopping “La Plage”, onde técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estarão aferindo a pressão arterial. “Adotar um amigo” também será uma das atividades propostas. E o carro Dengue Móvel e Zoonose estará no local incentivando a adoção de pequenos animais.

Em Cubatão, os visitantes, além de usufruir das águas do rio e da cachoeira, próxima ao local, terão a opção de visitar, também, a tenda da CETESB e os quiosques montados, com um aquário de espécies do mangue. Ecologistas irão expor objetos, como marcadores de livros feitos com papel reciclado e explicarão os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Guará, que aproveita embalagens de leite, tipo longa vida, para forração de casas populares, com a finalidade de manter o ambiente fresco no verão e aquecido no inverno.

No período da campanha, a CETESB está intensificando o monitoramento da qualidade das praias. Durante o ano, as coletas para análise são feitas aos domingos, mas nos últimos anos a agência ambiental passou a intensificar a amostragem durante o período de verão, para três coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas. Os resultados são divulgados através de três boletins por semana – nos domingos, terças e quintas-feiras – além da sinalização que a CETESB mantém atualizada nas próprias praias e das informações disponibilizadas pelo site da CETESB.

Até o momento, a campanha já foi realizada nos municípios de Santos, Ubatuba e Itanhaém, com forte participação popular. No mês de fevereiro, a operação estará sediada em Ilha Comprida, na praia do Boqueirão, nos dias 3, 4 e 5; em Caraguatatuba, na praia do Aruã, nos dias 10, 11 e 12; em Peruíbe, na praia do Centro, nos dias 17, 18 e 19; em São Sebastião, na Praia Grande, nos dias 24 e 25; e em Ilhabela, na praia do Perequê, nos dias 26 e 27, com o encerramento da campanha de 2006.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente