Meio Ambiente vai realizar “Mutirão Verde” no dia da Árvore

Ação tem como objetivo mobilizar a sociedade para agir a favor do verde

qua, 12/09/2007 - 9h20 | Do Portal do Governo

    
O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, anunciou nesta terça-feira (11/9), a realização do “Mutirão Verde”, no próximo dia 21 – Dia da Árvore. O Mutirão Verde será a primeira grande ação do Governo do Estado no âmbito dos “Mutirões Ambientais”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos, e tem como objetivo principal chamar a sociedade para se mobilizar e agir a favor do verde, com ações que envolverão todo o Estado. O anúncio foi feito durante a abertura do VII Encontro Verde das Américas, a Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que tem a finalidade de premiar entidades e personalidades que, ao longo dos anos, têm contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta. No evento, que está sendo realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, e termina no próximo dia 13, o secretário esteve representando o governador José Serra.

Durante a abertura, Xico Graziano também enfatizou a necessidade de ampliar o combate ao desmatamento na Amazônia, que, entre outras consequências, tem servido para alimentar a construção civil e a indústria moveleira, com as madeiras retiradas ilegalmente. O secretário citou o estudo do meteorologista Pedro Dias, da USP, o qual aponta que, na estação chuvosa, até 70% da precipitação caída em São Paulo depende do vapor d’água gerado na Amazônia. “Se os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro fizerem um cerco contra a entrada de madeira da Amazônia, boa parte do problema será resolvido. É preciso localizar o problema e buscar a solução”, declarou Graziano.

Uma das autoridades presentes homenageadas foi Maria Fernanda Espinosa, chanceler e ministra de Estado de Relações Exteriores do Equador, que recebeu o prêmio das mãos de Graziano, por ter chefiado as negociações de paz nos conflitos da Amazônia Equatorial. Também estavam presentes no evento o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, Peter Collecott, embaixador britânico, e José Carlos Carvalho, secretário do Meio Ambiente de Minas Gerais.
 
Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(S.M)