Meio Ambiente: USP promove workshop internacional sobre políticas ambientais

Interessados em participar podem inscrever-se gratuitamente

ter, 01/08/2006 - 12h50 | Do Portal do Governo

De 7 a 9 de agosto, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) promoverá o workshop brasileiro da primeira fase do Projeto Basic.

A principal meta do projeto é fortalecer a capacitação institucional de Brasil, África do Sul, China e Índia para a produção de análises que determinem que ações sobre mudança de clima são mais adequadas às particularidades, interesses e prioridades de cada um dos países. Os quatro países foram escolhidos pelos idealizadores do Basic em razão de sua importância em termos ambientais, econômicos, sociais e políticos.

Iniciado em janeiro de 2005 e com duração inicial prevista de dois anos, o Basic já realizou os workshops da África do Sul, Índia e China. O principal financiador da iniciativa é Environment Directorate General da Comissão Européia.

As equipes do quatro países são apoiadas no trabalho pelo Institute for Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, World Resources Institute, Ecofys e outras organizações internacionais especializadas em mudanças climáticas.

No Brasil, a instituição associada é o Instituto de Estudos Avançados da USP, que tem três de seus integrantes participando do projeto: Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do Instituto; José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; e Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e colaborador do Instituto.

De acordo com Farhana Yamin, pesquisadora do IDS e diretora do Basic, “espera-se que o projeto leve ao estabelecimento de um esforço cooperativo de longo prazo entre os quatro países em apoio às suas necessidade de capacitação sobre o assunto”.

A pauta do workshop brasileiro inclui a produção de um documento explicativo sobre as principais propostas para o pós-2012 (data estabelecida pelo Protocolo de Kyoto para que sejam atingidas as metas de redução de emissão de CO2), defendidas pelos principais participantes da negociação; apresentações sobre o que está ocorrendo na Índia, China, África do Sul, EUA e União Européia; elaboração de documento que defina idéias concretas para um novo protocolo; construção de um fórum para diálogo entre os países integrantes do projeto e entre especialistas brasileiros e do exterior.

Os dois primeiros dias do encontro serão restritos a especialistas convidados. O terceiro dia, 9 de agosto, será aberto ao público, das 8h30 às 17h, na Sala da Congregação da FEA (avenida professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária). Os interessados em participar podem inscrever-se gratuitamente através do e-mail basic-iea@usp.br. Mais informações sobre a programação do dia 9 estão disponíveis no site www.basic-project.net.

Assessoria de Imprensa da USP

 

(AM)