Meio Ambiente: Secretaria reinicia ciclo de cursos de educação ambiental com palestras sobre gestão

Próxima palestra será no dia 16 de março

qua, 01/03/2006 - 20h55 | Do Portal do Governo

“São Paulo está insustentável do ponto de vista ecológico”, afirmou Leila da Costa Ferreira, pós-doutorada pela University of Texas, nos Estados Unidos, e pela York University, na Inglaterra, professora-titular na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – Nepam.

 Ela foi a primeira palestrante do curso de Gestão Ambiental no Estado de São Paulo: Políticas, Planejamento e Gerenciamento – Módulo I – Políticas Públicas e Gestão Ambiental, cuja abertura contou com a presença da secretária adjunta Suani Teixeira, que representou o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg.

A palestra, sobre o tema “A questão ambiental: perspectivas técnicas e metodológicas”, que faz parte do tema “Questões ambientais da contemporaneidade”, abordou a importância da interdisciplinaridade, principalmente focada no debate da sustentabilidade.

O objetivo do curso, que reuniu aproximadamente 300 pessoas hoje (23/2), é de informar e sensibilizar os diversos atores sociais a respeito das questões ambientais da contemporaneidade, abordando os principais temas e instrumentos empregados atualmente na gestão ambiental.

Outro tema debatido foi “Sustentabilidade e segurança ambientais”, por Wagner Costa Ribeiro, doutor pela Universidade de São Paulo – USP, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da mesma universidade.

Na segunda parte do módulo “Políticas Públicas e Gestão Ambiental”, Julian Garcia Alves de Almeida, geólogo, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e assessor de gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, promoveu a discussão sobre o tema “Introdução às Políticas Ambientais Contemporâneas”.

Com o encerramento da primeira e segunda parte do módulo foi aberto um debate com a participação da platéia presente no Anfiteatro Augusto Ruschi. Na segunda parte dos trabalhos, Carlos Frederico Loureiro, doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde também é professor adjunto, apresentou a sua palestra “Educação ambiental para gestão”, seguindo-se Hans Michael Van Bellen, engenheiro, doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, professor e pesquisador no curso de pós-graduação em Administração da UFSC, que discursou sobre o “Desenvolvimento sustentável e indicadores de sustentabilidade”.

Ao final do curso, Lúcia Sena, advogada e coordenadora da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental, da SMA, apresentou o Relatório de Qualidade Ambiental do Estado de São Paulo e fez um comentário sobre os relatórios anteriores, divulgando as dificuldades superadas e as conquistas alcançadas. Sena afirmou que “é uma alegria ver esse curso lotado de pessoas realmente interessadas nessas questões”.

O ciclo de cursos está sendo organizado pelo Departamento de Educação Ambiental, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA.

Outros cursos já estão programados:

16/03 – GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO – MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL DO SOLO

30/03 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS – MÓDULO I – ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

04/04 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CRÉDITOS DE CARBONO – BAURU

05/04 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CRÉDITOS DE CARBONO – MARÍLIA

19/04 – GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO – MÓDULO III – GESTÃO AMBIENTAL DO AR

27/04 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS – MÓDULO II – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

11/05 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS – MÓDULO III – ECOPEDAGOGIA

18/05 – GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO – MÓDULO IV – GESTÃO AMBIENTAL DA ÁGUA

30/05 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CRÉDITOS DE CARBONO – BIRIGUI

31/05 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CRÉDITOS DE CARBONO – PRESIDENTE PRUDENTE

21/06 – GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO – MÓDULO V – GESTÃO AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE E FLORESTAS

Valéria Sousa Duarte

da Assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

C.A