Meio Ambiente: Secretaria recebe prêmio ambiental

O Prêmio von Martius foi concedido ao Projeto Pomar, Mais Verde, Mais Vida, que está recuperando a margem esquerda do rio Pinheiros

qua, 01/11/2000 - 16h21 | Do Portal do Governo

O Prêmio von Martius foi concedido ao Projeto Pomar, Mais Verde, Mais Vida, que está recuperando a margem esquerda do rio Pinheiros

O secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Tripoli, recebeu hoje, o Prêmio von Martius, concedido ao Projeto Pomar, Mais Verde, Mais Vida, que está recuperando a margem esquerda do rio Pinheiros, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o setor empresarial. O projeto do governo de São Paulo concorreu com outros 180 inscritos e foi o segundo colocado na categoria Natureza. O Prêmio von Martius foi instituído pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e tem o objetivo de incentivar empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais a trabalharem pelo desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

Em nome das empresas parceiras do Pomar, o secretário Tripoli lembrou que prêmios como o von Martius são incentivos para os que acreditaram na viabilidade do Pomar como projeto de recuperação ambiental e da cidadania, uma vez que é executado pelos bolsistas das frentes de trabalho do governo estadual. Para Tripoli, o sucesso do projeto demonstra que a recuperação ambiental torna-se mais fácil com a parceria entre a sociedade civil, governo e iniciativa privada.

O Projeto Pomar/Mais Verde, Mais Vida, foi iniciado no final de 1999, na margem esquerda do rio Pinheiros e já totalizou o plantio de mais de 200 mil mudas. Para isso foram realizadas análises de solo, pela agência ambiental do Estado – Cetesb, para verificação das características físicas e químicas, avaliação dos níveis de compactação, além de bioensaios, entre outros
trabalhos.

Para a execução dessa recuperação paisagística foram recrutados 480 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego do Estado – as frentes de trabalho – que participaram de cursos de jardinagem, com aulas teóricas e práticas. Agora, numa nova fase, o projeto dará inicio às atividades do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no qual estudantes aprenderão, na prática, ações voltadas à recuperação ambiental das margens do rio. Para a implantação do novo Núcleo de Educação Ambiental, o Pomar irá integrar ações que a Secretaria desenvolve desde 1995. O Projeto Pomar é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em parceria com mais 11 empresas (Cavo, Cetesb, Credicard, Cosipa, Eletropaulo, Emae, EPTE, Fibra, Johnson&Johnson, Natura e Unip), com apoio do Jornal da Tarde.

A premiação foi dividida em três categorias, de acordo com os seguintes objetivos:

Natureza – preservação e conservação do meio natural, como projetos de pesquisa científica e valorização dos princípios de conservação e preservação de fauna e flora.
Humanidade – desenvolvimento do Ser Humano, como programas de divulgação e educação ambiental;
Tecnologia – desenvolvimento de tecnologias ambientalmente positivas como projetos de melhorias no processo produtivo e desenvolvimento de produtos.

Os vencedores neste ano de estréia, foram:

Categoria Natureza
1º lugar
Nome do Projeto: Mamirauá Plano de Manejo
Participante: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Pará
2º lugar
Nome do Projeto: São Paulo Pomar
Participante: Secretaria de Estado do Meio Ambiente, São Paulo
3º lugar
Nome do Projeto: Estudo Ecológico do Puma
Participante: Indústria Klabin, Paraná

Categoria Humanidade
1º lugar
Nome do Projeto: Preservação, Estudo e Desenvolvimento Sustentável do Lajedo
de Soledade, Apodi, RN
Participante: Fundação Amigos do Lajedo de Soledade, Rio Grande do Norte
2º lugar
Nome do Projeto: Educar para Preservar
Participante: Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, Minas Gerais
3º lugar
Nome do Projeto: Arne Sucksdorff – Uma vida dividida
Participante: Funatura – Fundação Pró-Natureza, Brasília

Categoria Tecnologia
1º lugar
Nome do Projeto: Viabilização do Processo de Compostagem com Folhas de Eucalipto
Participante: Escola Senai Mário Amato – Karina Vasques Soares, São Paulo
2º lugar
Nome do Projeto: Mystéres D’Amazonie
Participante: Essencial – Arte em Perfumaria Ltda., Amazonas
3º lugar
Nome do Projeto: Lâmpadas Queimadas – No lixo não
Participante: Apliquim Tecnologia Ambiental, São Paulo

Quem foi von Martius:

Carl Friedrich Philipp von Martius nasceu na Baviera e veio para o Brasil com o zoólogo Johans Baptist von Spix. Os dois tinham a missão, dada pelo rei Maximiliano José, de fazer um levantamento da natureza tropical. Entre 1817 e 1820 eles percorreram juntos as regiões do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Piauí, Pará e Amazonas. Nessas andanças percorreram todos os ecossistemas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, e Floresta Amazônica. Só ficou de fora os Campos do Sul e Pantanal. Quando voltou para sua terra, trabalhou 28 anos para executar a maior obra da flora de um país: Flora Brasiliensis, com 40 volumes. Morreu aos 74 anos e seu trabalho foi concluído por uma equipe de 65 cientistas, em 1906. Flora Brasiliensis tem 20.773 páginas com 6.246 desenhos de plantas, mais a descrição de outras 22.767 espécies brasileiras.