Meio Ambiente: Secretaria realiza mutirão de plantio no Parque Villa-Lobos

Será neste domingo, dia15

sex, 13/01/2006 - 17h51 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 15, às 11 horas, será realizado, no Parque Villa-Lobos, mutirão de plantio de mil mudas de árvores como parte do projeto de ampliação do parque. Participam do evento membros de associações de moradores de bairro e de organizações não governamentais.

As mudas que serão plantadas é parte de um total de 12 mil novas árvores que o parque terá até a conclusão do projeto, iniciado nos anos 90.

Serão plantadas mudas de 130 espécies de árvores, destacando-se: ipê, paineira, sapucaia, jatobá, ingá, quaresmeira, cambuci, jabuticaba, angico, araçá e cambucá. O plantio será efetivado parte na área já aberta e parte na área nova, entre a praça central e a Ilha Musical.

Também serão executados plantios nas áreas próximas aos campos de futebol, ao lado da entrada principal do parque, administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA.

As mudas foram adquiridas pela COMGÁS, de viveiro especializado. Parceira do Estado na ampliação do Parque Villa-Lobos, a COMGÁS contratou também os serviços de plantio e manutenção das mudas pelo prazo de dois meses, quando serão manejadas por empresa especializada. As covas são previamente preparadas pela SMA, com troca de solo e adição de composto orgânico, corretivos e fertilizantes, com volume de 1 m³.

O Parque Villa-Lobos foi parcialmente implantado na década de 90. No setor Leste, foram implantados bosques com cerca de 10 mil árvores. O setor Oeste da área já aberta ao público é formado por grandes praças, onde se encontram poucas árvores por exigência de projeto. Quando concluído o parque terá mais de 22 mil árvores.