Meio Ambiente: Secretaria mostra seus parques para prática de esportes de aventura

Mostra acontece durante realização da Adventure Sports Fair e do Adventure Congress

ter, 07/11/2000 - 18h12 | Do Portal do Governo

Mostra acontece durante realização da Adventure Sports Fair e do Adventure Congress

As atrações dos parques estaduais de São Paulo poderão ser conhecidas no período de 8 a 12 de novembro, durante a realização da segunda edição da Adventure Sports Fair e do Adventure Congress, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Para mostrar o que as suas unidades de conservação oferecem aos praticantes dos chamados esportes de aventura, a Secretaria do Meio Ambiente montou um estande de cerca de 180 metros, reproduzindo uma caverna decorada com exemplares da flora local e painéis fotográficos, onde estarão sendo exibidos vídeos e distribuídos folhetos de cada um dos parques.
O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é garantir a prática dos esportes de aventura integrados com a preservação da natureza e a educação ambiental, já que a maioria destas atividades ocorrem nos parques estaduais abertos a visitação pública. Este é o caso do Parque Estadual de Campos do Jordão, muito procurado pelos praticantes de caminhada, escalada, rapel e ciclismo.
Outros parques estaduais apreciados pelos esportistas aventureiros é o da Serra do Mar/Núcleo de Santa Virgínia, para a prática de rafting; a Fazenda Intervales, onde pode-se praticar a espeleologia (exploração de cavernas); o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira/Petar, que além de cavernas oferece a possibilidade de prática de canyoning (descida em cachoeira com cordas), rapel e bóia-cross e o Parque Marinho da Laje de Santos, onde é comum a prática de mergulho.