Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove estudos para desenvolvimento do ecoturis

Avaliações de trilhas serão realizadas entre os dias 25 e 29 de outubro

ter, 24/10/2000 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceira com a Prefeitura de São Sebastião, Petrobrás e a organização não-governamental – Fundação Linha Verde, promove entre os dias 25 e 29 de outubro, em São Sebastião, estudo sobre trilha com alunos do curso de pós graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da cidade de Piracicaba. A iniciativa da Secretaria é incentivar o desenvolvimento do ecoturismo no Litoral Norte.
As principais trilhas de São Sebastião serão avaliadas dentro da pesquisa ‘Manejo de Impacto de Visitação Pública’ elaborada por um grupo 25 alunos com o objetivo de fazer um levantamento da capacidade de ocupação de cada uma das trilhas e se a região pode sofrer algum tipo de dano. Atualmente é permitida a presença de até 40 pessoas por dia nas trilhas Cachoeira do Itú,
Praia Brava (Boissucanga) Limeira e Guaicá (região central do município de São Sebastião).
Segundo o diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato, o projeto de manejo das trilhas desenvolvido dentro do PPMA – Plano de Preservação da Mata Atlântica, atualmente em sua segunda fase, deve estar embasado em parâmetros técnicos científicos que não comprometam a unidade de conservação e o seu entorno.
A primeira fase do estudo priorizou o plano de gestão que envolveu levantamentos preliminares dos meios biótico, físico e antrópico.
A caminhada nas trilhas com duração de cinco dias se estenderá por período integral.