Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente apresenta resultados de pesquisa ambiental

nd

ter, 21/11/2000 - 15h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza nesta quarta-feira, dia 22, estendendo-se até quinta-feira, sua terceira reunião anual sobre pesquisa ambiental, quando serão divulgados e avaliados um total de 146 trabalhos científicos realizados pelos Institutos de Botânica, Florestal e Geológico. O encontro acontece no auditório da Secretaria, localizado na Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, com início às 9 horas.

Prevê-se a participação de 300 pesquisadores da área ambiental que estarão debatendo, entre outras questões, a conservação da biodiversidade, o manejo de parques e estações ecológicas, a proteção das águas subterrâneas, a gestão de bacias hidrográficas, os escorregamentos de solo na Serra do Mar, a recuperação de áreas degradadas e a descontaminação de solos.

Já estão confirmadas as palestras do Dr. José Fernando Perez (diretor científico da FAPESP) – ‘O financiamento e o fomento à pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo’; do Dr. José Galizia Tundisi (ex-presidente do CNPq) – ‘Os recursos hídricos e a pesquisa ambiental’e do Dr. Bráulio Dias (Ministério do Meio Ambiente) – ‘A política de conservação da biodiversidade e a pesquisa ambiental’.

Programação

Dia 22/11:

10 horas – ‘Políticas de Conservação da Biodiversidade e Pesquisa Ambiental’- Bráulio Dias.

10h30 – ‘Consulta Nacional sobre Estratégias para a Conservação da Biodiversidade no Estado de São Paulo’- Antônio Carlos Oliveira (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).

11h30 – Apresentação dos resultados do Workshop ‘Recuperação de Áreas Degradadas da Serra do Mar’- Luiz Mauro Barbosa (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).

14 horas – Apresentação dos resultados do Workshop ‘Pesquisas voltadas ao manejo de Unidades de Conservação’- Luís Alberto Bucci (Instituto Florestal).

16 horas – ‘O financiamento e o fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica no Estado de São Paulo’- José Fernando Perez (FAPESP).

Dia 23/11:

9h30 – Apresentação dos resultados do Seminário ‘Mudanças Climáticas Globais e Seqüestro de Carbono’- Lilian Zaidan (Instituto de Botânica).

11 horas– ‘Recursos Hídricos e a Pesquisa Ambiental’- José Galizia Tundisi.

14 horas – Apresentação dos resultados do Workshop ‘A Pesquisa Ambiental e a atuação da SMA ‘ – Claudio Ferreira (Instituto Geológico).

16 horas– Mesa Redonda – ‘A Consolidação das Diretrizes de Pesquisa’.