Meio Ambiente: Recuperação da bacia do Guarapiranga terá plano em 60 dias

Este foi o resultado de uma reunião que o secretário realizou nesta quinta-feira no Parque Ecológico do Guarapiranga

sex, 05/01/2007 - 16h14 | Do Portal do Governo

Em um prazo de 60 dias, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, espera entregar um plano de ações ao governador José Serra para conter a ocupação na bacia hidrográfica do Guarapiranga, de onde são extraídos 14 mil litros por segundo de água, para abastecer uma população de 3,7 milhões de pessoas na região Sul da Capital e no Município de Taboão da Serra.

Este foi o resultado de uma reunião que o secretário realizou nesta quinta-feira (4/1) no Parque Ecológico do Guarapiranga, às margens da represa, com o secretário do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge, subprefeitos de Capela do Socorro, Valdir Ferreira, Parelheiros, Walter Tesch, e Lacir Baldusco, de M’Boi Mirim, e coronel Ramos, comandante da Policia Militar Ambiental, além de representantes de organizações não-governamentais da região.

Graziano salientou que a recuperação do manancial que ocupa uma área de 640 km2, com um reservatório de água que se estende por 85 km2, é uma questão prioritária para o atual governo. “Estou autorizado pelo governador para tomar as medidas necessárias, pois não podemos permitir que, em dez ou quinze anos, a situação se complique a ponto de prejudicar o abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo”, disse.

Na opinião do secretário, falta dar efetividade à ação pública, pois a sociedade está preocupada com o problema da preservação desse manancial, os diagnósticos estão prontos e existe a legislação regulando a questão. Ao final da reunião, acertou com participantes para que enviem propostas nos próximos quinze dias, ficando de preparar um esboço das ações em um mês para, após discutir com as entidades da região, no final de 60 dias levar um projeto de ações efetivas ao governador do Estado.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, ressaltou a necessidade de retomar o trabalho conjunto entre o Estado e a Prefeitura de São Paulo, iniciado em julho de 2005, envolvendo efetivamente as subprefeituras da região, especialmente na área da segurança, para barrar a expansão das ocupações irregulares.

Os representantes das entidades presentes apontou a questão da saneamento como um dos problemas da região, constituindo a principal fonte da poluição da represa. Outro ponto que mereceu destaque foi a construção do trecho Sul do Rodoanel que poderá induzir a ocupação da região.

Da Secretaria do Meio Ambiente

C.M.