Meio Ambiente: Reabertas as visitas monitoradas de estudantes ao Projeto Pomar

Roteiro inclui visitas ao viveiro de mudas e orquidário, assim como aos sistemas de tratamento de água e compostagem

seg, 06/02/2006 - 14h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado está recomeçando  o agendamento de grupos interessados em conhecer o Projeto Pomar e participar das visitas monitoradas, organizadas pelo programa de Educação Ambiental desenvolvido no local há seis anos. O roteiro inclui visitas ao viveiro de mudas e orquidário, assim como aos sistemas de tratamento de água e compostagem.

O agendamento deve ser feito diretamente pelos interessados, das 8h às 17 horas, pelo telefone (11) 892-2655. Normalmente são agendados dois grupos por dia, de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14 horas, com no máximo 50 pessoas por período. Mas no caso de escolas existe a possibilidade de dois grupos em um mesmo período, desde que acertado previamente. A visita é gratuita recebendo estudantes de todos os níveis, inclusive superior, além de outras entidades e grupos de pessoas, cabendo aos interessados providenciar apenas transporte e lanche. A sede do Projeto Pomar localiza-se na Avenida Guido Calói, 551, no sentido CEAGESP-Santo Amaro, cerca de 300 metros antes da Ponte João Dias.

A visita dura cerca de 1 hora e meia, em que os visitantes assistem também à apresentação de um audiovisual, com o histórico do projeto e do canal do Rio Pinheiros. Os monitores procuram despertar a atenção para as diferentes espécies de plantas cultivadas, muitas já em idade adulta e frutificando. Como é o caso do jerivá, palmeira-símbolo do projeto, por ter sido abundante nas margens do Pinheiros, antes do rio ter se transformado no canal que hoje tem suas águas revertidas, conforme o volume e as necessidades para as quais é utilizado.

Nesta época do ano ocorre a floração exuberante das cássias e quaresmeiras que, junto com as milhares de espécies cultivadas ao longo de 22 quilômetros, nas duas margens do rio, oferecem um belo efeito paisagístico e abrigo para mais de 30 espécies de pássaros. Os diversos espaços, onde os trabalhos de plantio e manutenção dos jardins são de responsabilidade de empresas privadas, têm em comum a floração e frutificação durante todo ano, o que atrai também inúmeras borboletas, além de animais de pequeno e médio portes, como preás, teiús e capivaras.

O Projeto Pomar foi criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em parceria com diversas empresas que, a partir de 2000, começaram a recuperar as margens do Rio Pinheiros e a cultivar inúmeras espécies de plantas. Em 2005 foi visitado por mais de mil estudantes de todos os níveis, além de 700 pessoas de diferentes formações.